Verax Consultoria > Projetos > Funções organizacionais > Finanças empresariais

Finanças empresariais

Conceito

Hoje em dia a criação de valor é tida como o critério mais importante a ser perseguido no desenvolvimento de negócios.

Nós na Verax complementamos as estratégias mais usuais de mercado com nosso formato de crescimento, lucratividade e perenidade.

O critério valor apenas pode não ser muito recomendado dependendo do estágio e do contexto em que sua empresa esteja inserida. Boa parte das pessoas mais ricas do mundo dá grande importância à perpetuação da riqueza, mesmo que para isso tenham que sacrificar algum “valor”.

Para o dono do capital, o conceito de valor faz muito mais sentido quando pensamos em horizontes grandes como 20 ou 30 anos, por exemplo.

Por outro lado, este tipo de horizonte não é factível para o uso em organizações tendo em vida que o ciclo de vida profissional de um presidente normalmente não dura muito mais do que cinco anos, ou dez anos em casos excepcionais.

Portanto, o dono do capital deve procurar associar seu interesse de longo prazo com o que é operacionalmente factível.

A experiência e o papel da Verax Consultoria em Finanças empresariais

Apesar da dificuldade em se associar os horizontes de interesse entre acionistas e executivos, nossa experiência indica que as empresas que são realmente distintas em termos de desempenho, trabalham com horizontes de tempo de meses e possuem estruturas simples de análise de desempenho.

Se em 6 meses sua estratégia não sinalizou resultados positivos, é melhor alterá-la antes que seja tarde.

Em praticamente todos os nossos projetos há uma consciência de desenvolvimento de negócios madura, mesmo que seja para definir objetivos ou alinhar interesses.

As condições mercadológicas, preferências dos clientes, concorrência, regulamentações mudam continuamente e têm impactos profundos sobre como a empresa deveria reagir.

Abaixo, elecamos exemplos de projetos nos quais já trabalhamos com definição de Estratégias de crescimento, Indicadores de desempenho, Estudos de viabilidade, dentre outros temas relevantes para a área de desenvolvimento de negócios.

Plano de negócios e análise financeira de mineradora de manganês

Criamos um plano de negócios e valoração de uma nova mineradora de manganês no centro-oeste brasileiro.

Para elaboração do plano foram considerados itens como: oferta, demanda e preços internacionais, clientes alvo, concorrentes brasileiros e internacionais, cenários atual e futuro, estrutura societária, organização societária, taxa de câmbio, custos e despesas etc.

O plano foi usado no processo de captação de recursos para o projeto.

Plano de negócios para um sistema de saúde de abrangência nacional

O cliente, um hospital tradicional da cidade do Rio de Janeiro, estava interessado em avaliar a criação de um sistema de saúde com idéias revolucionárias e de abrangência nacional.

O projeto contemplou a criação de um plano de negócios, a busca de recursos na comunidade médica, a identificação e discussão com potenciais investidores e o apoio ao início da implantação.

Criação de plano negócios e valoração para nova planta de fabricação e montagem de caminhões

Desenvolvemos para nosso cliente um plano de negócios para a implantação de uma fábrica de caminhões no sul do Brasil.

No plano de negócios, tínhamos tanto análises estratégicas de entrada no mercado brasileiro e gestão da nova organização quanto o valuation do projeto Greenfield.

O plano de negócios foi usado pela sede internacional para decidir sobre o investimento, bem como para discutir e atrair sócios brasileiros para o projeto.

Assessoramento de empresa de mídia para venda a player internacional

O único fornecedor do nosso cliente estava buscando um maior alinhamento estratégico em suas operações na América Latina.

Para tanto, nosso cliente, uma empresa de mídia, foi forçada a ser vendida para um grupo multinacional.

Ajudamos com a criação do plano de negócios, com a análise do negócio e com a criação de uma estratégia de vendas.

A empresa foi vendida efetivamente.

Desenvolvimento de ferramenta de controle operacional e análise de resultados para o segmento de mídia

A ferramenta assimila todo fluxo financeiro do cliente, permitindo uma visão geral da sua alocação de recursos, podendo assim, tomar decisões operacionais e financeiras.

Foram considerados itens como: formas de pagamento, contratos de venda, serviços disponíveis, informações de compradores, segregação de custos, despesas operacionais, investimentos etc.

Além disso, fizemos uma reclassificação das contas financeiras padronizando-as em um formato contábil mais adequado.

Plano de negócios e avaliação de um empreendimento imobiliário para busca de investidores

Fizemos uma análise de um empreendimento imobiliário residencial para demonstrar a viabilidade de construção do mesmo e a atratividade para investidores externos.

Fizemos análise da concorrência e do mercado, a proposição de valor ao cliente final e a análise de valor do empreendimento (VPL) e retorno ao investidor, e procuramos destacar claramente os riscos e oportunidades aos eventuais sócios.

Modelo técnico, econômico e financeiro de um complexo agroindustrial

Ajudamos nosso cliente a avaliar a real lucratividade de um investimento no setor de agribusiness no estado de São Paulo.

Avaliamos questões macroeconômicas e suas tendências, aspectos técnicos da implantação do complexo e aspectos financeiros como a lucratividade esperada e o valor para cada uma das unidades de negócio consideradas.

Comparação do desempenho financeiro e operacional de um alvo de investimento

Nosso cliente, uma empresa europeia, estava avaliando a atratividade de um negócio com uma empresa local.

O foco do trabalho foi o desempenho financeiro e operacional comparado com a média da indústria, além de uma avaliação geral do negócio proposto.

O alvo foi avaliado como um grupo e como unidades de negócios individuais. Ao final do estudo nosso cliente teve uma ideia clara de onde o alvo estava desempenhando abaixo, acima e na média da indústria.

Além disso, a análise indicou os possíveis motivos para as diferenças em termos de desempenho.

Avaliando as finanças de um investimento em um complexo sucroalcooleiro agroindustrial localizado no Brasil

Avaliamos fluxos de caixa e estratégias associadas com a criação de um complexo sucroalcooleiro, incluindo operações agrícolas, industriais e de distribuição.

A análise foi generalista o suficiente para permitir a comparação entre diferentes localizações e o impacto na lucratividade esperada futura.

Alguns dos direcionadores de lucratividade são preços da terra, rendimento da terra e da cana, investimentos industriais e agrícolas, preços dos produtos finais, preço da cana, salários, manutenção, custos de transporte, estrutura de capital, política de fornecimento da cana, distância campo-usina, etc.

Estudo da estrutura tributária e perspectivas futuras na distribuição de medicamentos

A complexa estrutura tributária brasileira da distribuição de medicamentos e o desejo de se adiantar a um eventual processo de alteração da legislação foram os motivadores do nosso cliente para a realização do trabalho.

Avaliou-se o ICMS, a substituição tributária, as operações internas e interestaduais, os incentivos fiscais, a guerra fiscal e a reforma tributária dentre outros itens.

O trabalho foi concluído com recomendações sobre o melhor curso de ação entre os diversos cenários possíveis.

Identificando e avaliando alternativas para uma planta de produção farmacêutica no Brasil

Fomos contratados para avaliar alternativas para a unidade de negócios de produção de uma empresa farmacêutica europeia.

Algumas das alternativas avaliadas foram o compartilhamento da planta, a venda da planta e a melhoria da operação atual com o intuito de melhorar a produtividade.

Depois de uma avaliação de risco e financeira, ajudamos nosso cliente a ir para o próximo nível das sugestões, desenvolvendo um sócio para o compartilhamento da planta, identificando um comprador potencial e capturando oportunidades identificadas na operação atual.

Plano de negócios para criação de uma empresa global de etanol

Ajudamos nossos clientes (diversos investidores) a desenvolver um plano e um modelo de negócios com o intuito de captar recursos para montar uma empresa completamente nova.

Além do desenvolvimento do plano, as atividades se concentraram em analisar as recomendações feitas por especialistas compondo um corpo coeso, sólido e convincente para investidores brasileiros e internacionais.

O plano teve sucesso e a empresa captou US$ 200 milhões em uma colocação privada.

Preparação do terreno para road-show e início da operação

Junto com o assessor financeiro (banco de investimento) e outros, ajudamos os investidores a preparar a apresentação e o memorando de colocação privada para o road-show que aconteceu nos EUA.

Logo após o road-show e a captação, o trabalho continuou com diversas atividades importantes tais como a definição da estrutura organizacional incluindo compensação, criação de orçamento e seu desdobramento, plano de curto prazo para as divisões e executivos, e planejamento e programação das principais atividades.

Nosso papel foi gradativamente reduzido na medida em que novos recursos se juntaram à companhia e a mesma começou a se estabelecer.

Avaliação do plano de negócios para investimento

Nosso cliente estava interessado em avaliar o plano de negócios de uma nova empresa para decidir se deveria adquirir uma participação ou não.

Fizemos uma análise geral da oportunidade, incluindo o plano operacional e a probabilidade de sucesso de uma OPA (Oferta Pública de Ações)

O cliente decidiu fazer o investimento da ordem de centenas de milhões de dólares.

Viabilidade de um conglomerado portuário

O estudo avaliou a viabilidade de três grandes portos no Brasil, envolvendo um negócio de USD 3,6 bilhões de investimento.

Determinaram-se as demandas de serviços projetadas para diversos produtos e serviços como soja, açúcar, contêineres, carga refrigerada, carvão, produtos siderúrgicos, etanol e GNL, dentre outros, para 3 regiões do Brasil, incluindo Santos. Projetou-se a oferta de capacidade de serviços portuários para cada uma das cargas, considerando novos terminais prováveis e melhoramento contínuo de produtividade com base em benchmarks internacionais.

Os estudos foram concluídos com a avaliação do equilíbrio oferta e demanda e a estimativa do market share a ser capturado pelo novo entrante em cada região.

Due diligence estratégica e operacional, e valoração para aquisição de estaleiro

Fomos contratados por duas empresas interessadas em fazer uma transação de compra e venda de participações.

O estaleiro de grande porte estava em busca de um sócio financeiro para aportar recursos.

Fizemos a valoração do empreendimento considerando aspectos técnicos, mercadológicos, financeiros, estratégicos e de risco.

Ajudamos as duas partes a negociarem, chegando a um valor justo para todos.

Avaliação de novas tecnologias de transformação genética e criação de nova unidade de negócios

Fomos contratados pelo cliente para ajudá-lo na introdução de uma nova unidade de negócios relacionada com cana de açúcar.

Ajudamos o cliente em diversas frentes como na criação do plano de implantação do novo negócio, na negociação com proprietários de germoplasma, na avaliação do uso de novas tecnologias de transformação genética (germoplasma, traits, etc.) e na análise de um player do mercado.

Análise de terminais e portos

Ajudamos nosso cliente a avaliar diversos terminais e portos, entendendo os drivers de criação de valor e rentabilidade do patrimônio líquido e dos ativos de cada empreendimento.

Estratégias de precificação de contratos de arrendamento de terra em soja e cana-de-açúcar

Avaliamos preços históricos de cana de açúcar e soja e seu relacionamento para o estabelecimento de janelas de oportunidade para o arrendamento com o pagamento em uma ou outra cultura.

Além disso, comparamos possibilidades de se proteger com ferramentas tanto do mercado financeiro com mercados futuros, como com plantio dos produtos.

Sugerimos uma estrutura geral de atuação para o uso de uma estratégia diferente em cada nova safra, com base na situação mercadológica do momento.

Análise de importadora de veículos e de rede de concessionárias

Fomos contratados pelo cliente para avaliar dois empreendimentos: uma importadora de veículos e uma rede de concessionárias.

Avaliação comparativa da competitividade de terminais de contêineres públicos e privados

Desenvolvemos um estudo acerca da criação de valor em dois terminais de contêineres diferentes: um arrendado e um privativo.

O objetivo do trabalho foi verificar se existem grandes assimetrias entre as modalidades de investimento que possam gerar uma concorrência desequilibrada entre os dois sistemas.

Análise financeira da proposta para compra de fazenda

Uma grande empresa agrícola fez uma oferta pela fazenda de nosso cliente e nós o ajudamos a avaliar financeiramente a mesma.

Análise de uma corretora de seguros

Ajudamos nosso cliente a rapidamente avaliar uma corretora de seguros.

A aquisição seria conjunta entre nosso cliente e um conglomerado multinacional japonês.

Valoração de uma corretora de seguros para aquisição

Realizamos a avaliação do montante a ser pago por uma corretora de seguros, incluindo a análise de contas da empresa, identificação de dívidas junto a instituições privadas e tributos pendentes junto ao governo, compilação de encargos trabalhistas em virtude de remanejamento de funcionários e projeções de receitas e despesas, entre outros aspectos.

Avaliação de lucros cessantes para terminais retro-portuários e elaboração de laudo judicial

O principal objeto do trabalho foi a elaboração de um laudo financeiro de lucros cessantes para instrução de um processo.

O trabalho utilizou-se de um modelo de análise econômica completo, que avaliou lucros cessantes, fluxos de caixa, custos, receitas e movimentações que teriam sido incorridas por dois terminais retro-portuários para movimentação de contêineres e cargas-gerais em área do porto de Santos.

Atualização do Estudo de viabilidade Econômico-Financeiro dos portos do Açú e Sudeste

Ajudamos o cliente a atualizar um estudo anterior, reestruturando o negócio e excluindo um porto da sua carteira de projetos, introduzindo o negócio de processamento de petróleo bruto, além da atualização do modelo financeiro do empreendimento.

Análise de empresas de grupo de distribuição de medicamentos e reestruturação societária

Um grupo de distribuição de produtos farmacêuticos formado por onze empresas contou com nosso trabalho de análise de cada unidade operacional, por meio de estudo de informações econômicas e contábeis e projeção de fluxos de caixa.

Além disso, criamos um modelo de avaliação de estrutura societária, permitindo a análise de diferentes configurações e a reestruturação do grupo.

O grupo foi reestruturado efetivamente.

Análise de investimentos na construção de novo estaleiro no nordeste

O projeto analisou investimentos necessários na construção de um novo estaleiro na região nordeste, visando atender a demanda por navios gaseiros inicialmente e equipamentos para exploração offshore no futuro.

Foram revisadas as estimativas de capex, investimentos privados e contrapartidas do governo, bem como foram validados aspectos técnicos do projeto, visando maior embasamento por parte de nosso cliente, uma empresa de private equity, na decisão sobre o investimento.

Criação do plano de negócios do novo estaleiro

O projeto teve como objetivo a criação de um Plano e Negócios para o estaleiro, empreendimento do nosso cliente.

O trabalho consistiu em oferecer uma proposta de modelo de negócios para instalação e funcionamento de um novo estaleiro, cuja função é prestar serviços para outra empresa que se instalará nas mesmas imediações, e que por sua vez construirá cascos e montará FPSOs na localização.

Para tanto, procedeu-se a análises de mercado, dimensionamento do mercado de produção de óleo e gás, segmento alvo, competidores estabelecidos e em fase de implantação, oportunidades e riscos.

Análise de unidade logística atuando como Estação Aduaneira Interior (EADI)

O projeto teve por objetivo a análise de uma unidade operacional atuando como Estação Aduaneira Interior (EADI).

Ao longo do trabalho, foram analisados dados econômicos, contábeis e operacionais do negócio, e nossa contribuição se estendeu, além do resultado da análise, a discussões referentes à precificação e a alternativas estratégicas de venda.

A implantação de algumas de nossas recomendações elevou o valor do negócio em mais de 30%.

Avaliação de joint venture e desenvolvimento de transação entre 2 EADIs

Auxiliamos no planejamento do processo de integração das atividades de operadores logísticos com o objetivo de ganho em produtividade, além da elaboração de um estudo de mercado.

Em análise complementar foram desenvolvidos estudos relacionados aos diversos aspectos que envolvem as empresas em um macro cenário.

Apoio regular para secretariar o conselho de administração de uma empresa de telefonia fixa

Apoio estratégico regular secretariando o conselho de administração de uma das maiores empresas brasileiras de telecomunicações e avaliando diversas oportunidades de desenvolvimento de negócios.

Boa parte do trabalho se focou em facilitar o processo de relacionamento e controle de desempenho entre acionistas, conselho de administração e CEO.

Análise estratégica para uma aliança entre duas operadoras de telefonia

O cliente estava interessado em identificar um parceiro técnico-operacional que pudesse suprir sua aparente falta de competência em algumas áreas.

O estudo avaliou a atratividade, as alternativas de abordagem e a viabilidade de uma operação conjunta.

Plano de melhorias na organização e na rentabilidade do capital investido em uma fundição

Fizemos uma análise detalhada da lucratividade da empresa, identificamos os drivers de lucratividade, estabelecemos metas por responsáveis e desenvolvemos um plano de implementação juntamente com sugestões de melhorias em diversos critérios.

O principal resultado do projeto foi a mudança na mentalidade da alta administração em termos de criação de valor e, além disso, houve um aumento substancial em sua lucratividade após o término do projeto.