Sobre a Verax

Nos nossos projetos:

Sempre usamos a perspectiva de um executivo sênior

Muitas vezes usamos técnicas analíticas poderosas

Quase sempre o impacto é grande


Temos mais de:

10

Ferramentas e bancos de dados exclusivos

12

Anos no mercado

100

Clientes atendidos

250

Projetos concluídos

750

Problemáticas e contextos avaliados

12.000

Documentos referenciais

300.000

Horas de consultoria no acervo histórico

Princípios


Poucos princípios são suficentes para a prestação de um serviço primoroso. Conheça os nossos.


Altos padrões éticos

Altos princípios éticos permeiam nossos trabalhos e comportamento. Dentre eles, podemos citar:

  • Aderência à legislação vigente.
  • Priorização de interesses de clientes.
  • Confidencialidade relacionada com itens sensíveis que desenvolvemos para clientes.
  • Trato profissional com as pessoas vinculadas à empresa como colaboradores, clientes e prestadores de serviço.

Códigos e práticas

Usamos uma série de códigos e práticas para balizar nosso comportamento e atuação. Dentre eles:

  • Acordo de Informação Confidencial
  • Acordo Sobre Produção Intelectual
  • Código de Responsabilidade Profissional
  • Código de Práticas Profissionais
  • Política de Negociação de Ativos Mobiliários

Foco em resultados e clientes

Atendendo aos nossos padrões éticos, só vemos sentido na realização de trabalhos que gerem resultados de alto retorno para nossos clientes.

Resultado é o rei

Resultados estão acima de uma boa idéia, um bom relatório, uma grande experiência ou um curriculum brilhante: um conjunto de algumas dessas coisas mais ações focadas, pragmatismo e simplicidade frequentemente geram resultados promissores.

Trabalhamos incessantemente para que nossos clientes alcancem resultados substanciais em termos de lucratividade, crescimento e perenidade de seus negócios.

Independência e transparência

Nosso princípio de independência está a serviço do nosso princípio de resultados para os clientes.

Independência

Independência é um atributo valioso na contratação de uma consultoria empresarial.

A independência permite que sejamos transparentes e francos com nossos clientes nos mais diferentes níveis hierárquicos, mesmo que nossa opinião não se alinhe com suas expectativas iniciais.

Excelência

Tudo isso em favor da excelência na prestação de serviços profissionais.

Clientes

Enxergamos nossos clientes sempre sob dois enfoques: o cliente enquanto empresa e o cliente enquanto executivo que decide sobre nossa contratação.

Perfil do contratante

Executivos e acionistas

Somos contratados por acionistas ou executivos com cargos de gerência, diretoria e presidência.

A maior freqüência de contratação acontece no nível de Diretoria ou Conselho de Administração.

Empresa cliente

Diversidade de clientes

Já fomos contratados por uma ampla gama de empresas, quer seja em termos de tamanho, área de atuação, pública ou privada, nacional ou estrangeira, local ou multinacional.

Comprometimento similar

Sempre abordamos os diferentes tipos de perfis de clientes com o mesmo comprometimento e interesse em fazer um serviço que realmente faça a diferença. O esforço despendido é equivalente, independentemente do tamanho ou perfil do cliente, ou ainda contexto do projeto.

Dessa forma, mesmo considerando que empresas menores são menos sofisticadas em termos de ferramentas de gestão, e nossas contribuições provavelmente alcancem um valor proporcionalmente maior, o retorno do investimento do projeto numa grande empresa é maior.

Contribuição proporcional ao montante envolvido

Resultados indicam que quanto maior o montante financeiro (quer sejam ativos, investimentos, custos ou receitas) associado ao projeto, maior provavelmente será nossa contribuição e mais sentido faz nossa contratação.

Executivo cliente

Indivíduo contratante

Somos preocupados não só com a empresa, mas também com o indivíduo contratante. Sabemos que muitas vezes ele coloca sua credibilidade em jogo quando faz a contratação de um projeto importante. Não medimos esforços para que ele seja bem sucedido na sua escolha.

Méritos ao contratante

Não temos receio de externar que nos esforçamos efetivamente para que nosso contratante receba os méritos pelos benefícios da contratação.

Além de ser um esforço sincero em reconhecimento pela oportunidade oferecida a nós, também acreditamos que com isso estejamos ajudando-o a evoluir na carreira, o que possivelmente também trará benefícios futuros para nós.

Força de trabalho e liderança

Força de trabalho

Nos últimos anos trabalhamos com uma equipe de aproximadamente 15 consultores além de pessoal de suporte.

Pela abrangência da nossa atuação e diversidade de contextos, tradicionalmente também trabalhamos associados a outras empresas de diversos ramos (Engenharia, Tecnologia da Informação, Contabilidade, etc.), bem como a especialistas


Liderança

A liderança atual é constituída pelos 3 sócios destacados.

Emerson Carlos Colin

Experiência

Sócio fundador da Verax e da Solers. Antes foi consultor na McKinsey & Company. Em 2016 completou 26 anos de experiência profissional.

Nos últimos 20 anos trabalhou para mais de 80 clientes, em mais de 200 projetos em diversos setores como agronegócios, alimentos, automobilístico, combustível, construção civil e naval, energia, farmacêutico, governo, infraestrutura, investimentos, logística, metal-mecânico, mídia, navegação, portos, saúde, seguros, serviços financeiros, petróleo e gás, transporte dutoviário, telecomunicações, trading e varejo.

A maioria do conteúdo de seus trabalhos inclui estratégia, criação de negócios e finanças empresariais. Participou e liderou projetos para implantação de mais de 10 empreendimentos de sucesso no Brasil.

Formação

É autor de 3 livros e dezenas de papers em revistas acadêmicas e profissionais.

Seu livro “Perenidade: Estratégias e iniciativas para prolongar a longevidade empresarial” ganhou o Troféu Cultura Econômica como o melhor livro de Administração.

Aos 27 anos, obtendo nota máxima em todos os quesitos, Emerson doutorou-se em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo. Também é mestre pela mesma Universidade e Engenheiro Industrial pela Universidade Braz Cubas.

Contate Emerson

Marcos Mendes de Oliveira Pinto

Experiência

Sócio fundador da Verax e da Terrafirma. Antes foi consultor na McKinsey & Company. É também Professor Doutor da Universidade de São Paulo (USP).

Tem experiência nas áreas de transporte marítimo, indústria naval, instalações portuárias e comércio internacional, atuando principalmente nos seguintes temas: análise regulatória, projeto de concepção de instalações, dimensionamento e otimização de ativos de transporte e movimentação, estratégia, marketing e finanças.

Formação

É autor de 2 livros além de dezenas de papers em revistas acadêmicas, profissionais e congresssos.

Doutor em Engenharia Naval pela USP e Massachusetts Institute of Technology (MIT/EUA). É mestre e Engenheiro Naval pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

Contate Marcos

Marcelo Makoto Higuchi

Experiência

Sócio da Verax, iniciou suas atividades alguns anos atrás na Philips do Brasil e depois atuou no mercado de fusões e aquisições de empresas (M&A) na Volt Partners.

Trabalhou em inúmeros projetos pela Verax em diversos segmentos, incluindo terminais e portos marítimos, comércio exterior, automotivo, logística, infraestrutura e agronegócios, dentre outros.

Formação

Mestrando em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e Engenheiro pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo.

Contate Marcelo

Serviços providos

Tipo de trabalho executado

Impacto e competência

Partindo do princípio de foco em resultados para clientes, não temos restrições em termos do tipo de trabalho que fazemos: desde que gere resultados de alto impacto e tenhamos competência para realizá-lo de forma eficiente, nos esforçamos para realizar o serviço.

Soluções sob medida usando o ferramental Verax

Já estudamos questões tributárias para desenvolver estratégias comerciais. Já usamos programação matemática para avaliar a implantação de um novo complexo agro-industrial e já estudamos o perfil de indivíduos para analisar o potencial de sucesso de uma aliança de investimentos.

Os contextos de projetos são diversificados.


A solução não está "fechada" e depende do problema e contexto

Nos esforçamos para entender o problema e as reais necessidades antes de propor uma solução, e não o contrário. Embora isso faça sentido lógico e seja óbvio, é mais comum a venda de pacotes fechados (de produtos ou serviços) independente das reais necessidades do cliente.

2 linhas metodológicas

Considerando a segmentação tradicional do mercado, prestamos essencialmente dois tipos de serviços:

Embora o foco de ambos os serviços seja o mesmo (que é gerar resultados), metodologicamente há diferenças fundamentais de como o trabalho é desenvolvido e quais são as principais preocupações na sua realização.

Posicionamento

Consultoria empresarial

A Verax está posicionada no segmento de consultorias de gestão com valor oriundo principalmente da capacitação e experiência de seus colaboradores, bem como pela posse e tratamento diferenciado de informações.

Competimos com uma ampla gama de provedores de serviços, com diferentes formas de operação e níveis de profissionalismo.

Normalmente somos competitivos em praticamente qualquer contexto onde se compare serviço provido com honorários. Nossos atributos mais positivos são nossas bases de informações exclusivas bem como a postura profissional relacionada com nossos projetos.

Características de
consultorias de gestão

Contratando o brand?

A marca é importante em muitos contextos. Em serviços profissionais, ela é um indício da reputação.

Mas, apesar disso, a realidade é que o serviço é provido por pessoas e uma marca não resolve problemas; pessoas resolvem problemas. Então, marca deve ser levada em conta, mas existem outros fatores ainda mais importantes do que ela na contratação de um serviço profissional.

Classificação de consultorias

David Maister, um teórico do estudo de consultorias classificou as mesmas em 3 grandes grupos: procedimento, experiência e inteligência.

Procedimento

Consultorias de procedimento são aquelas que trabalham basicamente com a substituição de mão-de-obra do cliente. A principal competência neste tipo de consultoria é a eficiência com que o trabalho é realizado quando comparado com o próprio cliente realizando o mesmo serviço. Os projetos acontecem com grandes equipes e não é incomum que durem anos. A implantação de processos operacionais ou de sistemas de gestão são projetos típicos deste tipo de consultoria.

Experiência

Consultorias de experiência são aquelas especializadas em temas específicos, como, por exemplo, logística ou pesquisa de mercado. Elas vendem basicamente sua experiência no assunto e eventualmente chegam a ser até mais capacitados do que o cliente na sua área de atuação. Os projetos são variáveis em tempo e há uma grande diversidade de configurações organizacionais.

Inteligência

O grupo classificado como inteligência baseia-se principalmente na competência e capacitação de sua mão-de-obra na realização de projetos. Boa parte do valor deste tipo de serviço é proveniente da sua capacidade de estruturar problemas não muito bem delimitados ou muito particularizados. Normalmente não há um roteiro pré-definido a ser seguido na condução do projeto embora as metodologias de solução de problemas e de estruturação do trabalho sejam razoavelmente tradicionais. A criação de estratégias de crescimento ou a análise de benchmarks são exemplos típicos de trabalho.


Observe que provavelmente não existam muitas consultorias que podem ser classificadas como puras nos termos da classificação de Maister, mas a associação do negócio principal da empresa geralmente oferece um bom indício de como ela está posicionada.

O que diferencia empresas
de consultoria em geral

Recrutamento


Contratações e parcerias

Pessoas

Não temos um período ou programa formal de recrutamento. Por outro lado não temos restrições referentes à área de formação dos interessados desde que possuam um perfil adequado para trabalhar conosco. Estamos continuamente em busca destas pessoas que têm essencialmente 2 perfis de experiência.

Empresas

É freqüente em nossos projetos que contratemos outras empresas de consultoria com maior especialidade ou eficiência em determinados tipos de serviços. Já contratamos consultorias técnicas de engenharia, empresas de geoprocessamento, especialistas em tributos e empresas de pesquisa de mercado dentre outras. Procuramos manter uma base de relacionamentos atualizados de modo a termos rapidez e fácil acesso a opiniões e orçamentos quando surgem oportunidades.


Se você tem um dos perfis descritos e deseja nos ajudar a crescer em reputação e tamanho, entre em Contato conosco.

Jovens profissionais

Experiência limitada

Profissionais com experiência limitada em consultoria de gestão ou cargos executivos. A titulação acadêmica dos interessados inclui estudantes de cursos superiores, formados, pós-graduados, MBAs, mestres e doutores.

Aprendizado continuado

Em nosso negócio estamos continuamente aprendendo, o que faz com que essa capacidade seja muito valiosa. Somos continuamente desafiados com problemas extremamente complexos que devem ser resolvidos em horizonte de tempo menor do que gostaríamos.

Perfil

Se você ainda está em início de carreira, teve excelentes notas em seus cursos, tem uma boa capacidade de resolver problemas e é auto-confiante o suficiente para não recear desafios dos mais diversos, é possível que você tenha o perfil que se encaixa nos nossos interesses.

Profissionais experientes

Nosso negócio requer dois tipos de experiências essenciais: gestão de projetos e desenvolvimento de clientes.

Gestão de projetos

A habilidade demandada na gestão de projetos requer necessariamente experiência prévia. Mesmo executivos de linha muitas vezes têm dificuldade de "fazer um projeto acontecer". O tempo de reação a problemas eventuais é pequeno e a evolução das atividades deve ser monitorada numa base diária. Técnicas clássicas usadas em engenharia simplesmente não funcionam neste contexto.

As principais dificuldades se relacionam com o alinhamento dos esforços dos recursos alocados ao projeto, a administração das expectativas do cliente e acima de tudo com a geração de resultados de alto impacto.

Desenvolvimento de clientes

O desenvolvimento de clientes está muito associado à nossa reputação como empresa e pessoas. Um esforço pró-ativo de vendas é menos efetivo do que a venda tradicional, mas, por outro lado, o networking cresce de importância. Dessa forma, pessoas com uma longa carreira profissional têm boas chances de terem sucesso nesta atividade.


O profissional maduro no nosso negócio gere projetos e desenvolve clientes. A atividade de desenvolvimento de clientes é mais nobre, mas a gestão de projetos é uma ótima fonte para se treinar o desenvolvimento de clientes. Se o profissional tem ambas habilidades e se alinha com nossos princípios profissionais ele está pronto para trabalhar conosco.