Verax Consultoria > Projetos > Temas > Otimização e analytics

Otimização e analytics

Temos um particular interesse no desenvolvimento de ferramentas gerenciais que otimizam (no sentido matemático) a tomada de decisões do executivo. As facilidades computacionais têm feito com que a criação de modelos esteja cada vez mais simples de modo que a otimização tem se tornado uma ferramenta gerencial do dia a dia.

A área de otimização procura identificar as melhores decisões possíveis para um dado problema. Virtualmente qualquer uma das grandes áreas da gestão (estratégia, finanças, logística, marketing, etc.) possui uma ampla diversidade de aplicações com resultados substanciais.


Abordagem usada na Verax

A área de otimização carrega um estigma por sua dificuldade de implementação. Ou seja, a contextualização do problema, criação do modelo e sua solução mostram grande potencial, mas na implementação a situação não é tão promissora. Muito frequentemente as implementações demandam meses e os resultados não aparecem como esperado.

Nós na Verax acreditamos que boa parte dos problemas está associada a uma falta de vivência em gestão por parte do especialista em otimização. Boa parte dos especialistas são professores que não se sentem tão à vontade no ambiente empresarial quanto com as técnicas matemáticas.

Além da solução do problema em si, temos uma preocupação grande com o processo pelo qual a ferramenta será implementada e como ela se encaixa nos processos gerenciais da empresa. Aqui levamos em conta a simplicidade e a facilidade com que os modelos serão usados no dia a dia.

Impactos gerados

Tipicamente as abordagens de otimização oferecem melhorias incrementais ao problema que elas estão associadas. Exemplos de captura de oportunidades e de redução de custos atingem centenas de milhares ou até bilhões de reais, dependendo do tamanho da empresa e do problema associado.

Podemos dizer que as melhorias variam de 1% a 10%, ou um pouco mais em casos excepcionais. O leitor pode ficar intrigado que os números acima valem para qualquer problema, mas é exatamente isso que relatos de implementações e nossa experiência indicam.

Viabilidade do uso da abordagem

Como comentado anteriormente, virtualmente qualquer área ou indústria possuem uma ampla gama de aplicações potenciais.

Mas todos devem desenvolver e implementar técnicas de otimização de agora em diante? Obviamente que não, e a decisão da viabilidade do uso das abordagens é feita exatamente como seria feito em qualquer outro projeto: deve-se avaliar o retorno do investimento no projeto.

Sabendo-se a ordem de grandeza dos impactos gerados e os custos associados à realização do projeto, temos uma estimativa de seu retorno.

Modelo de alocação de mão-de-obra de caixas em empresa varejista

Desenvolvemos para um dos 10 maiores varejistas brasileiros um modelo otimizante para identificação do número ótimo de colaboradores nos caixas de todas as lojas da rede.

Foram entendidas e modeladas as demandas e ofertas de todas as lojas do grupo, bem como inúmeras características que representam o sistema otimizado.

Várias características foram levadas em consideração, como produtividade do colaborador, regime de turnos, sazonalidades diárias e semanais, horizonte de planejamento de vários meses, preferências dos colaboradores, legislação trabalhista, horas extras, banco de horas, número de checkouts, efeitos de filas etc.

O resultado indicou a possibilidade de melhorias de margens substanciais.

A ferramenta foi implantada e está em uso atualmente.

Otimização do custo de transporte na distribuição de açúcar

Juntamente com nosso cliente, desenhamos e implantamos no computador um modelo de programação matemática para ajudá-los a tomar decisões acerca de como seus produtos deveriam ser distribuídos.

Mais especificamente, o modelo permitiu que eles identificassem quais usinas deveriam atender quais canais e quais clientes.

As economias geradas foram estimadas em aproximadamente 8% dos custos totais de transporte.

Melhorias em um software de planejamento e programação da produção com capacidade finita

Introdução de sofisticações nos atributos de um software de planejamento e programação de produção para uma software house.

O software foi implantado em diversas empresas multinacionais do setor de autopeças.

Definição de parâmetros e procedimentos de planejamento em uma grande empresa pública

Nosso cliente, uma grande empresa pública, precisava melhorar sua capacidade de planejamento e alocação de mão-de-obra.

O uso de procedimentos tradicionais de tempos e métodos, juntamente com modelos estatísticos sofisticados, permitiram que redefiníssemos os novos padrões de requisitos de tempo por atividade.

O estudo teve continuidade com uma análise das diferenças de produtividade entre operações em diversos estados brasileiros como Rio Grande do Sul, Bahia, São Paulo, Ceará, Pará, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Distrito Federal.

Identificação de curvas de utilidade para o lançamento de defensivos agrícolas do café

Após pesquisa de mercado junto a plantadores de café, identificamos as curvas de utilidade dos produtos a serem lançados com o intuito de avaliar a participação de mercado para um determinado produto com algumas características tecnológicas e um dado preço de lançamento.

Dimensionamento de mercado e identificação de funcionalidades para um aparelho celular

Nosso cliente, um dos grandes fabricantes mundiais de equipamentos eletrônicos, solicitou nossa ajuda para definir as funcionalidades desejáveis em um terminal celular e dimensionar qual seria o mercado para o produto.

O projeto permitiu a identificação não só das características mais desejáveis bem como o preço que maximizaria sua margem levando em conta os concorrentes.

Análise de modelos de relacionamento comercial na venda e distribuição de medicamentos

Levando em conta diversos formatos de relacionamento comercial surgidos no mercado recentemente (como a operação logística), nosso cliente estava interessado em saber se o uso de outros formatos seria adequado para ele.

Avaliamos a operação de distribuição de medicamentos e vários modelos de relacionamento comercial e fizemos diversas recomendações sobre como a empresa poderia se posicionar no ambiente dinâmico onde ela se encontra.

Recomendações foram desdobradas em ações específicas, algumas das quais foram implantadas com grande sucesso.

Dimensionamento preliminar e análise do investimento em um novo porto

Ajudamos nosso cliente, um fabricante de ferro e aço, a projetar um porto de larga escala (18 Mt/ano) para a sua nova siderúrgica.

O estudo incluiu uma simulação detalhada do empreendimento e contemplou volumes, especificações e requisitos de capacidades de equipamentos, necessidade de dragagem em um rio de acesso, berços, píeres e pontes de acesso, leiaute do porto e análise de todo o empreendimento.

Cargas incluíam contêineres, aço, ferro, carvão, carvão coque, etanol, soja e outros.

Elasticidade da demanda mundial de suco de laranja concentrado

Ajudamos nosso cliente a estimar a elasticidade da demanda de suco de laranja concentrado em diversos mercados considerando as características mais importantes para o consumidor: presença de polpa, concentração do suco, marca, engarrafamento, preço, produtos competidores, etc.

Usando análise conjunta pudemos identificar eficientemente a resposta da demanda a diferentes combinações de características e o efeito de mudanças no preço na demanda global.

Modelo analítico-geográfico para localização de plantas

Criamos um modelo analítico-geográfico que permite a visualização de diversas opções bem como oferece a melhor alternativa de localização dentre as existentes, levando em conta todas as características relevantes que possam afetar a lucratividade futura do empreendimento.

A metodologia foi usada para a identificação da localidade de diversas unidades da empresa.

Alteração de estratégia de relacionamento e avaliação do impacto

Avaliamos quais seriam os efeitos em termos financeiros e em termos de market share de cada distribuidor para uma mudança na política de relacionamentos com os mesmos.

Ajudamos o cliente a desenvolver estratégias individuais inteiramente novas para cada grande distribuidor e entender as implicações para o negócio.

Precificação de etanol e gasolina e relacionamento

Estudamos mais de uma centena de índices de preços de gasolina e etanol ao longo de décadas em diversas localidades como Houston, Nova Iorque, Roterdã, Cingapura e São Paulo.

Avaliamos correlações diretas, defasadas, volatilidades, efeito safra-entressafra para criar inteligência e métodos de previsão de preços das commodities.

Estratégias de precificação de contratos de arrendamento de terra em soja e cana-de-açúcar

Avaliamos preços históricos de cana de açúcar e soja e seu relacionamento para o estabelecimento de janelas de oportunidade para o arrendamento com o pagamento em uma ou outra cultura.

Além disso, comparamos possibilidades de se proteger com ferramentas tanto do mercado financeiro com mercados futuros, como com plantio dos produtos.

Sugerimos uma estrutura geral de atuação para o uso de uma estratégia diferente em cada nova safra, com base na situação mercadológica do momento.

Dimensionamento e otimização de complexo portuário e de distribuição de etanol

Usamos simulação e animação para dimensionar um complexo de distribuição e exportação de etanol considerando navios, veículos, programações de movimentação, duto de etanol, diversas capacidades e configurações de tanques, capacidades e velocidades de transferências, vários produtos, tamanho de batelada, dentre outras características.

Os modelos permitiram o dimensionamento dos terminais, seus fluxos de produtos, embarques e tamanho e configuração do parque de tanques.

A análise considerou preços, investimentos e custos (capex, demurrage, parada do duto, interfaces, capital de giro, etc.), otimizando a configuração do sistema como um todo.

Otimização de custo e risco de produção de sementes de algodão

Criamos dois produtos no projeto.

O primeiro, um sistema de planejamento e programação da produção de sementes, minimiza o custo total da cadeia de suprimentos e distribuição considerando diversas características do mesmo como deslintamento, transporte, compra de caroços, ICMS, estoques de caroços e sementes, exportação e importação (transferência entre localidades), rebaixamento de categorias, venda de sementes, etc.

O modelo de risco procura quantificar e minimizar o risco incorrido para uma determinada configuração de campos produtores, produtos e desempenho histórico.

Análise de configuração de terminais de distribuição e exportação de etanol

Ajudamos nosso cliente a analisar diversas configurações de terminais nas regiões do planalto e da baixada santista avaliando o impacto das disponibilidades de áreas e os efeitos em logísticos na distribuição e exportação de etanol.

Mercado brasileiro de estruturas de concreto pré-fabricadas e estratégia de entrada

Avaliamos o mercado brasileiro de estruturas de concreto pré-fabricadas para nosso cliente, identificando tamanho de mercado, players, resultados financeiros, nichos e potenciais oportunidades para ele, uma empresa estrangeira interessada em atuar no Brasil.

Sugerimos uma estratégia de entrada para ele incluindo localização e tamanho da planta, estratégias de marketing, e outros itens estratégicos associados à sua entrada no Brasil.

Planejamento de expansão de rede de supermercados

Diante da necessidade de expansão de uma rede de supermercados para outro pólo nacional além de São Paulo, estudamos algumas capitais brasileiras, e cidades em torno delas, para decidir quais as melhores localidades para a expansão.

Além de pesquisa da concorrência existente em cada local, analisamos dados sócio-demográficos e financeiros das populações com o auxílio de um sistema de informação geo-referenciada, o que nos permitiu decidir qual a melhor opção para a expansão da empresa.

Segmentação de médicos para a promoção de um anti-inflamatório

Ajudamos nosso cliente a segmentar a classe médica com base nos atributos de prescrição mais importantes como preço, potência e segurança.

Para cada segmento identificado o interesse era criar estratégias comerciais (de marketing) direcionadas ao perfil de cada médico.

Modelos estatísticos para a estimativa da sonegação fiscal em um determinado segmento de atividade

O estado de São Paulo estava sofrendo grande evasão fiscal em um determinado setor.

Desenvolvemos modelos estatísticos para estimar a sonegação fiscal; os modelos serviram de embasamento para a negociação de novas alíquotas de impostos.

Plano diretor de desenvolvimento portuário 2008-2015

Desenvolvemos o Plano Diretor de Desenvolvimento Portuário de quase dez portos de um dos maiores operadores portuários das américas.

O estudo forneceu diretrizes de expansões para cada um dos terminais, visando a capacitação para o atendimento da demanda prevista entre 2008 a 2015. Determinaram-se as capacidades de embarque e desembarque de todos os píeres e equipamentos de movimentação, definiram-se indicadores de desempenho, identificaram-se pontos para melhoria operacional e, por fim, foram sugeridas ampliações de capacidade.

O plano foi aceito e está sendo colocado em prática pela empresa.

Definição de preços e níveis de produção e estoque em uma empresa de trading

O projeto desenvolveu um modelo de planejamento agregado usando programação quadrática para definir níveis ótimos de produção, estoque e preços num horizonte de 3 anos.

O modelo considera que preços e volumes são correlacionados e preenche uma lacuna do pacote padrão SAP R/3.

O modelo maximiza o valor presente líquido das margens (preço x quantidade menos custos) considerando preços e volumes de vendas, alternativas de produção, restrições e custos de armazenagem, restrições de transporte e a taxa de desconto apropriada.