A alta administração define a quantidade de recursos a serem investidos na identificação de oportunidades de mercado onde um novo produto poderia trazer resultados substanciais para a empresa.
Os bons projetos sempre começarão identificando os desejos dos clientes. Por melhor que seja a idéia, por mais sentido lógico que faça, se os clientes não estão dispostos a adquirir o produto ou o serviço, a idéia está condicionada ao fracasso.
Há diversas técnicas para se avaliar um mercado consumidor, dentre elas:
- Discussões com especialistas (entrevistas em profundidade)
Especialistas têm um papel importante, especialmente em produtos mais técnicos, ou mercados mais restritos.
As discussões são parecidas com as que poderiam ser realizadas no consultório de um psicólogo ou em uma entrevista de emprego.
O papel do entrevistador é muito importante nesta metodologia pois, pela característica não-estruturada da entrevista, ele mantém o entrevistado com o foco no caso em análise.
É importante notar que o entrevistador não pode influenciar a direção ou a ênfase dos temas importantes para o entrevistado. Em outras palavras, o entrevistador precisa manter o foco na pesquisa, mas não pode influenciar o foco da entrevista.
- Grupos focais (focus group)
São entrevistas desestruturadas (que não seguem um roteiro rigidamente especificado) realizadas com um pequeno número de pessoas ao mesmo tempo.
Um moderador introduz um tema e encoraja os membros do grupo discutirem a respeito. Idealmente os tópicos de discussão emergem do próprio grupo de modo que os sentimentos, frustrações, expectativas, etc. sejam descritas em suas próprias palavras e com a intensidade e profundidade que cada participante enxerga o tema.
A pesquisa quantitativa (ou pesquisa conclusiva) procura explorar os dados em termos numéricos.
O propósito da pesquisa quantitativa é determinar a quantidade ou extensão de algum fenômeno na forma de números. No caso do lançamento de produto, queremos ter uma confiabilidade estatística a respeito das preferências dos consumidores dos produtos / serviços.
A análise sempre busca uma evidência conclusiva que é baseada em amostras estatisticamente representativas da população objeto de estudo.
Empresas concorrentes são uma excelente fonte de idéias. Para mercados dinâmicos o concorrente pode ser monitorado continuamente e para mercados mais estáveis a identificação de oportunidades pode ser pontual.
Veja mais em Análise de benchmarks para conhecer algumas das técnicas usadas por nós.