Verax Consultoria > Projetos > Funções organizacionais > Operações

Operações

Conceito

A área de operações é onde normalmente está o negócio verdadeiro de uma empresa.

Uma empresa que cria valor fora de sua área operacional tem um futuro duvidoso.

Por exemplo, uma empresa de varejo que cria valor financiando seus clientes provavelmente não terá um futuro tão brilhante como uma outra que cria valor por uma competência excepcional na operação.

A experiência e o papel da Verax Consultoria em Operações

Em operações normalmente estão as maiores fontes de custos das empresas:

  • compras;
  • produção e distribuição;
  • e o planejamento que integra tudo de uma forma eficiente e harmoniosa.

Duas das competências básicas relacionadas com operações são (1) a gestão da capacidade (quer seja expandindo, diminuindo ou usando a capacidade) e (2) a eficiência em custos (incluindo qualidade, uso de tecnologia, etc.).

Temos experiências trabalhando com operações em diversos Segmentos e em diversas áreas como produção e Distribuição.

Definição de preços e níveis de produção e estoque em uma empresa de trading

O projeto desenvolveu um modelo de planejamento agregado usando programação quadrática para definir níveis ótimos de produção, estoque e preços num horizonte de 3 anos.

O modelo considera que preços e volumes são correlacionados e preenche uma lacuna do pacote padrão SAP R/3.

O modelo maximiza o valor presente líquido das margens (preço x quantidade menos custos) considerando preços e volumes de vendas, alternativas de produção, restrições e custos de armazenagem, restrições de transporte e a taxa de desconto apropriada.

Modelo de alocação de mão-de-obra de caixas em empresa varejista

Desenvolvemos para um dos 10 maiores varejistas brasileiros um modelo otimizante para identificação do número ótimo de colaboradores nos caixas de todas as lojas da rede.

Foram entendidas e modeladas as demandas e ofertas de todas as lojas do grupo, bem como inúmeras características que representam o sistema otimizado.

Várias características foram levadas em consideração, como produtividade do colaborador, regime de turnos, sazonalidades diárias e semanais, horizonte de planejamento de vários meses, preferências dos colaboradores, legislação trabalhista, horas extras, banco de horas, número de checkouts, efeitos de filas etc.

O resultado indicou a possibilidade de melhorias de margens substanciais.

A ferramenta foi implantada e está em uso atualmente.

Modelo de planejamento para controle de estoques, recebimento e despacho de açúcar de uma nova Joint Venture

O modelo desenvolvido para os nossos clientes, grandes tradings globais de açúcar, contemplou o planejamento da movimentação de açúcar nos Portos de Santos e Paranaguá.

Para a elaboração do modelo foi necessário o entendimento geral de operação, que envolve: mais de 50 usinas, cadência de despacho das usinas, logística (ferroviário, rodoviário e aquaviário), capacidade de armazenagem dos terminais e navios, contratos de comercialização, capacidade de recebimento de mercadorias nos terminais etc.

Ao término do projeto, a empresa combinada possuía uma poderosa ferramenta para o controle e planejamento da sua operação nos seus terminais portuários.

Definição de parâmetros e procedimentos de planejamento em uma grande empresa pública

Nosso cliente, uma grande empresa pública, precisava melhorar sua capacidade de planejamento e alocação de mão-de-obra.

O uso de procedimentos tradicionais de tempos e métodos, juntamente com modelos estatísticos sofisticados, permitiram que redefiníssemos os novos padrões de requisitos de tempo por atividade.

O estudo teve continuidade com uma análise das diferenças de produtividade entre operações em diversos estados brasileiros como Rio Grande do Sul, Bahia, São Paulo, Ceará, Pará, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Distrito Federal.

Apoio regular para secretariar o conselho de administração de uma empresa de telefonia fixa

Apoio estratégico regular secretariando o conselho de administração de uma das maiores empresas brasileiras de telecomunicações e avaliando diversas oportunidades de desenvolvimento de negócios.

Boa parte do trabalho se focou em facilitar o processo de relacionamento e controle de desempenho entre acionistas, conselho de administração e CEO.

Avaliação do sistema logístico dos mercados doméstico e de exportação na indústria sucroalcooleira

Pelo seu grande tamanho, e pelo vertiginoso crescimento da indústria de açúcar e álcool no Brasil, nosso cliente estava preocupado que a infra-estrutura logística existente poderia não ser suficiente para ele escoar seus produtos de forma apropriada.

Fizemos uma análise da cadeia logística da indústria e sugerimos estratégias levando em conta as possíveis implicações futuras da dinâmica da indústria.

Melhorias de planejamento, programação e controle da produção e estoques (PPCPE) na construção naval

Revisamos a literatura sobre os métodos mais adequados, fizemos uma pesquisa junto a estaleiros nacionais e internacionais (Japão e Coréia do Sul) a respeito das práticas na área e sugerimos diversas melhorias a serem realizadas nos processos de PPCPE em estaleiros brasileiros.

O estudo considerou softwares e sistemas, processos, organização e estratégia, dentre outros itens.

Plano de implantação de uma nova empresa com investimentos multibilionários

Preparamos o plano de implantação de uma nova empresa incluindo 10 unidades de negócios a serem desenvolvidas ao longo de diversos anos.

O plano considerou aspectos administrativos, estratégicos, de financiamento, construtivos e de implantação das unidades e da empresa.

O plano foi implantado efetivamente.

Estudo de viabilidade financeira e comercial para a construção de um centro de apoio logístico em São Paulo

O cliente estava interessado em entender quais serviços poderiam ser oferecidos pelo seu centro de apoio logístico focado em contêineres e localizado em São Paulo.

Para tanto, realizou-se uma pesquisa de mercado junto aos potenciais usuários desse tipo de serviço associada a uma análise econométrica de potencial de atração de carga para o terminal.

Avaliação de opções logísticas e definição de melhor sistema de escoamento

Avaliamos diversas alternativas de escoamento de produtos considerando várias opções logísticas como transporte rodoviário, ferroviário, dutoviário e hidroviário, sob diversos pontos de vista como custo, risco operacional, investimentos necessários e disponibilidade de infra-estrutura.

Elencamos as opções e sugerimos as melhores alternativas para o cliente.

Análise de benchmarks de produtividade na indústria de construção naval

Fizemos uma avaliação da produtividade histórica de diversas empresas e regiões, responsáveis por mais de 50% da produção global de navios. Várias medidas de produtividade foram usadas incluindo, como entradas, principais ativos fixos como área de dique, comprimento do berço e capacidade de içamento; e, como saídas, CGT e número de diferentes tipos de navios produzidos.

Usamos análise por envoltória de dados para ponderar entradas e saídas das empresas definindo suas eficiências e identificando os benchmarks em termos de uso de ativos.

Resultados consolidados por região indicaram que há empresas eficientes operando em todas as regiões estudadas incluindo China, Europa, Japão e Coréia do Sul.

Ferramenta para análise e negociação de arrendamento

A ferramenta, implantada como um software, avalia diversas características da propriedade a ser arrendada como produtividade da terra, distância a ser percorrida, custo de transporte, necessidade de infra-estrutura, etc.

Ela gera um valor máximo de arrendamento a ser pago na propriedade em questão que leva em conta, dentre outros fatores, a lucratividade da empresa.

Projeto conceitual de duto de etanol

Ajudamos nosso cliente a criar um projeto conceitual de um duto para o transporte de etanol com extensão de mais de 1.000 quilômetros. O duto terá formato telescópico com o intuito de capturar etanol de diversas usinas ao longo da sua extensão.

Consideramos aspectos técnicos, financeiros, mercadológicos, estratégicos e fiscais para a criação do projeto. Ao final do projeto, preparamos um processo de contratação de uma empresa de engenharia para a realização do projeto básico de engenharia.

O duto e a empresa associada estão em fase de implantação atualmente.

Dimensionamento e otimização de complexo portuário e de distribuição de etanol

Usamos simulação e animação para dimensionar um complexo de distribuição e exportação de etanol considerando navios, veículos, programações de movimentação, duto de etanol, diversas capacidades e configurações de tanques, capacidades e velocidades de transferências, vários produtos, tamanho de batelada, dentre outras características.

Os modelos permitiram o dimensionamento dos terminais, seus fluxos de produtos, embarques e tamanho e configuração do parque de tanques.

A análise considerou preços, investimentos e custos (capex, demurrage, parada do duto, interfaces, capital de giro, etc.), otimizando a configuração do sistema como um todo.

Otimização de custo e risco de produção de sementes de algodão

Criamos dois produtos no projeto.

O primeiro, um sistema de planejamento e programação da produção de sementes, minimiza o custo total da cadeia de suprimentos e distribuição considerando diversas características do mesmo como deslintamento, transporte, compra de caroços, ICMS, estoques de caroços e sementes, exportação e importação (transferência entre localidades), rebaixamento de categorias, venda de sementes, etc.

O modelo de risco procura quantificar e minimizar o risco incorrido para uma determinada configuração de campos produtores, produtos e desempenho histórico.

Análise de configuração de terminais de distribuição e exportação de etanol

Ajudamos nosso cliente a analisar diversas configurações de terminais nas regiões do planalto e da baixada santista avaliando o impacto das disponibilidades de áreas e os efeitos em logísticos na distribuição e exportação de etanol.

Análise de investimentos na construção de novo estaleiro no nordeste

O projeto analisou investimentos necessários na construção de um novo estaleiro na região nordeste, visando atender a demanda por navios gaseiros inicialmente e equipamentos para exploração offshore no futuro.

Foram revisadas as estimativas de capex, investimentos privados e contrapartidas do governo, bem como foram validados aspectos técnicos do projeto, visando maior embasamento por parte de nosso cliente, uma empresa de private equity, na decisão sobre o investimento.

Análise de capacidade de produção de fibras de poliéster e avaliação de duas alternativas tecnológicas para expansão da linha de produtos

O cliente desejava avaliar dois projetos de diversificação de sua linha de produtos (bi-componente e bottle-to-bottle) e a possibilidade de expansão da capacidade de uma de suas plantas industriais em vários processos como fiação e estiragem.

Para isso, realizamos uma análise detalhada da capacidade atual, incluindo a identificação de gargalos produtivos atuais e futuros, permitindo a avaliação objetiva das alternativas para expansão e os impactos de cada uma delas em aspectos como custos diretos e indiretos.

O projeto foi aprovado e o cliente fez o investimento na planta.

Modelos estatísticos para a estimativa da sonegação fiscal em um determinado segmento de atividade

O estado de São Paulo estava sofrendo grande evasão fiscal em um determinado setor.

Desenvolvemos modelos estatísticos para estimar a sonegação fiscal; os modelos serviram de embasamento para a negociação de novas alíquotas de impostos.

Componentes e diretrizes de ocupação de retro-área de um novo terminal de contêineres

O estudo definiu os componentes e as diretrizes para a ocupação da retro-área de apoio logístico de um novo porto especializado em contêineres.

Realizou-se um levantamento dos serviços necessários na retro-área de um novo porto de contêineres, projetou-se a demanda potencial para cada um dos serviços levantados, foram coletados índices de produtividade realizados em empresas prestadoras de serviços semelhantes em outros portos e dimensionaram-se as áreas necessárias para cada atividade.

Para finalizar o trabalho, foi definido um plano de ocupação da área disponível próxima ao porto de forma a otimizar o desempenho operacional do complexo portuário.

Dimensionamento de terminal para importação de granel em porto da região Nordeste

Ajudamos nosso cliente a definir a solução logística ótima para o recebimento de 6,3 Mt de carvão em um porto na região Norte do Brasil.

O estudo determinou os equipamentos de berço para realizar o descarregamento, comparou as alternativas de transporte do porto ao destino (esteira ou caminhões) e dimensionou a área de estoque necessária.

Para finalizar o trabalho, avaliaram-se todas as alternativas financeiramente e indicou-se a solução ótima para o sistema.

Plano diretor de desenvolvimento portuário 2008-2015

Desenvolvemos o Plano Diretor de Desenvolvimento Portuário de quase dez portos de um dos maiores operadores portuários das américas.

O estudo forneceu diretrizes de expansões para cada um dos terminais, visando a capacitação para o atendimento da demanda prevista entre 2008 a 2015. Determinaram-se as capacidades de embarque e desembarque de todos os píeres e equipamentos de movimentação, definiram-se indicadores de desempenho, identificaram-se pontos para melhoria operacional e, por fim, foram sugeridas ampliações de capacidade.

O plano foi aceito e está sendo colocado em prática pela empresa.

Otimização do custo de transporte na distribuição de açúcar

Juntamente com nosso cliente, desenhamos e implantamos no computador um modelo de programação matemática para ajudá-los a tomar decisões acerca de como seus produtos deveriam ser distribuídos.

Mais especificamente, o modelo permitiu que eles identificassem quais usinas deveriam atender quais canais e quais clientes.

As economias geradas foram estimadas em aproximadamente 8% dos custos totais de transporte.

Melhorias em um software de planejamento e programação da produção com capacidade finita

Introdução de sofisticações nos atributos de um software de planejamento e programação de produção para uma software house.

O software foi implantado em diversas empresas multinacionais do setor de autopeças.