Henry Mintzberg e colegas classificaram a estratégia empresarial em diversos sentidos e conseguiram identificar 10 formas conceituais pelas quais a mesma pode ser criada.
Para não entrarmos no mérito conceitual da questão, podemos dizer que a estratégia é um plano de ação e ações para uma conquista. Ela identifica os passos e ações que a empresa deve tomar para que a conquista seja realizada.
Elementos importantes da conquista são o entendimento e a superação dos concorrentes, o cumprimento de seu papel, a atração dos clientes e a criação de riqueza para os stakeholders (empresa, empregados, governo e sociedade).
Mesmo que não haja um processo de definição estratégica, empresas e executivos estudam e tomam decisões estratégicas continuamente em suas atividades.
Um estudo sobre estratégia, ou uma área de planejamento estratégico nada mais são do que esforços mais intensivos de criação estratégica.
O processo estratégico é importante por diversos motivos, mas dentre eles, um dos mais importantes é que é um exercício de reflexão sobre onde se está, e onde se quer chegar.
O processo faz com que os executivos sejam mais instruídos e preparados para seus desafios, e acima disso, que os esforços empreendidos na empresa tenham um direcionamento único.