Verax Consultoria > Projetos > Funções organizacionais > Estratégia e administração geral

Estratégia e administração geral

Conceito

Henry Mintzberg e colegas classificaram a estratégia empresarial em diversos sentidos e conseguiram identificar 10 formas conceituais pelas quais a mesma pode ser criada.

Para não entrarmos no mérito conceitual da questão, podemos dizer que a estratégia é um plano de ação e ações para uma conquista. Ela identifica os passos e ações que a empresa deve tomar para que a conquista seja realizada.

Elementos importantes da conquista são o entendimento e a superação dos concorrentes, o cumprimento de seu papel, a atração dos clientes e a criação de riqueza para os stakeholders (empresa, empregados, governo e sociedade).

Mesmo que não haja um processo de definição estratégica, empresas e executivos estudam e tomam decisões estratégicas continuamente em suas atividades.

Um estudo sobre estratégia, ou uma área de planejamento estratégico nada mais são do que esforços mais intensivos de criação estratégica.

O processo estratégico é importante por diversos motivos, mas dentre eles, um dos mais importantes é que é um exercício de reflexão sobre onde se está, e onde se quer chegar.

O processo faz com que os executivos sejam mais instruídos e preparados para seus desafios, e acima disso, que os esforços empreendidos na empresa tenham um direcionamento único.

A experiência e o papel da Verax Consultoria em Estratégia e administração geral

Já tivemos a oportunidade de ajudar clientes em muitas situações, tanto criando as estratégias como fazendo elas funcionarem colocando-as em prática.

Exemplos são a realização de um planejamento estratégico, a identificação de mercados atrativos, ou a decisão de um grande investimento que mudará em grande medida a relevância de participação geográfica dentro do grupo.

Acreditamos na estratégia muito mais como um processo contínuo do que num plano estático.

As condições mercadológicas, preferências dos clientes, concorrência, regulamentações mudam continuamente e têm impactos profundos sobre como a empresa deveria reagir.

Portanto, a estratégia deve ser "viva" e ajustada de acordo com as mudanças que ocorrem no ambiente onde a empresa está inserida.

Plano de negócios e análise financeira de mineradora de manganês

Criamos um plano de negócios e valoração de uma nova mineradora de manganês no centro-oeste brasileiro.

Para elaboração do plano foram considerados itens como: oferta, demanda e preços internacionais, clientes alvo, concorrentes brasileiros e internacionais, cenários atual e futuro, estrutura societária, organização societária, taxa de câmbio, custos e despesas etc.

O plano foi usado no processo de captação de recursos para o projeto.

Plano de negócios para um sistema de saúde de abrangência nacional

O cliente, um hospital tradicional da cidade do Rio de Janeiro, estava interessado em avaliar a criação de um sistema de saúde com idéias revolucionárias e de abrangência nacional.

O projeto contemplou a criação de um plano de negócios, a busca de recursos na comunidade médica, a identificação e discussão com potenciais investidores e o apoio ao início da implantação.

Avaliação de opções estratégicas de crescimento na Argentina, Brasil e México

O trabalho desenvolveu estratégias de crescimento na América Latina para o maior fabricante mundial de uma determinada categoria de produtos farmacêuticos.

A aquisição de um competidor, o estabelecimento de força de vendas e a aliança com players locais foram algumas das principais recomendações e ações implantadas.

Criação de plano negócios e valoração para nova planta de fabricação e montagem de caminhões

Desenvolvemos para nosso cliente um plano de negócios para a implantação de uma fábrica de caminhões no sul do Brasil.

No plano de negócios, tínhamos tanto análises estratégicas de entrada no mercado brasileiro e gestão da nova organização quanto o valuation do projeto Greenfield.

O plano de negócios foi usado pela sede internacional para decidir sobre o investimento, bem como para discutir e atrair sócios brasileiros para o projeto.

Assessoramento de empresa de mídia para venda a player internacional

O único fornecedor do nosso cliente estava buscando um maior alinhamento estratégico em suas operações na América Latina.

Para tanto, nosso cliente, uma empresa de mídia, foi forçada a ser vendida para um grupo multinacional.

Ajudamos com a criação do plano de negócios, com a análise do negócio e com a criação de uma estratégia de vendas.

A empresa foi vendida efetivamente.

Plano de negócios e avaliação de um empreendimento imobiliário para busca de investidores

Fizemos uma análise de um empreendimento imobiliário residencial para demonstrar a viabilidade de construção do mesmo e a atratividade para investidores externos.

Fizemos análise da concorrência e do mercado, a proposição de valor ao cliente final e a análise de valor do empreendimento (VPL) e retorno ao investidor, e procuramos destacar claramente os riscos e oportunidades aos eventuais sócios.

Modelo técnico, econômico e financeiro de um complexo agroindustrial

Ajudamos nosso cliente a avaliar a real lucratividade de um investimento no setor de agribusiness no estado de São Paulo.

Avaliamos questões macroeconômicas e suas tendências, aspectos técnicos da implantação do complexo e aspectos financeiros como a lucratividade esperada e o valor para cada uma das unidades de negócio consideradas.

Dimensionamento preliminar e análise do investimento em um novo porto

Ajudamos nosso cliente, um fabricante de ferro e aço, a projetar um porto de larga escala (18 Mt/ano) para a sua nova siderúrgica.

O estudo incluiu uma simulação detalhada do empreendimento e contemplou volumes, especificações e requisitos de capacidades de equipamentos, necessidade de dragagem em um rio de acesso, berços, píeres e pontes de acesso, leiaute do porto e análise de todo o empreendimento.

Cargas incluíam contêineres, aço, ferro, carvão, carvão coque, etanol, soja e outros.

Viabilidade da implantação de um porto na Região de Cananéia-Iguape

O presente estudo avaliou a possibilidade de implantação de um porto na região de Cananéia-Iguape, no Vale do Ribeira, litoral Sul do Estado de São Paulo.

Avaliou-se questões como as áreas de influência do porto, cargas e volumes potencialmente atraíveis e os investimentos necessários, tanto por parte do governo como de empresas privadas que pudessem se interessar pelo novo empreendimento.

Avaliação da capacidade de construção naval mundial atual e futura e implicações para o Brasil

Nesse estudo nós mapeamos a produção mundial de navios e identificamos os estaleiros que apresentam os melhores resultados financeiros e de produtividade.

Também apontamos as tendências da oferta mundial nas últimas décadas e sugerimos os elementos de uma estratégia vencedora neste segmento.

Definição de benefícios e condições para uma joint-venture de produção de duas empresas farmacêuticas

Duas empresas farmacêuticas européias nos convidaram para ajudá-las a avaliar a atratividade de uma joint venture para suas plantas.

Enquanto uma empresa estava buscando uma estratégia de desinvestimento em ativos, a outra estava convencida de que uma produção adicional seria boa para se diluir custos fixos.

Nosso papel foi relacionado com o desenvolvimento de alternativas opcionais, estimativa dos benefícios e custos do negócio, e definir o preço para a provisão de serviços no futuro dado que uma empresa seria a fornecedora da outra.

Projeto preliminar de um novo terminal de contêineres no Porto de Santos

Nesse projeto ajudamos a construtora a definir o leiaute ideal dos berços e da retro-área, e a avaliar a capacidade de movimentação máxima de um novo terminal de contêineres no porto de Santos.

Plano de negócios para criação de uma empresa global de etanol

Ajudamos nossos clientes (diversos investidores) a desenvolver um plano e um modelo de negócios com o intuito de captar recursos para montar uma empresa completamente nova.

Além do desenvolvimento do plano, as atividades se concentraram em analisar as recomendações feitas por especialistas compondo um corpo coeso, sólido e convincente para investidores brasileiros e internacionais.

O plano teve sucesso e a empresa captou US$ 200 milhões em uma colocação privada.

Apoio regular para secretariar o conselho de administração de uma empresa de telefonia fixa

Apoio estratégico regular secretariando o conselho de administração de uma das maiores empresas brasileiras de telecomunicações e avaliando diversas oportunidades de desenvolvimento de negócios.

Boa parte do trabalho se focou em facilitar o processo de relacionamento e controle de desempenho entre acionistas, conselho de administração e CEO.

Modelo analítico-geográfico para localização de plantas

Criamos um modelo analítico-geográfico que permite a visualização de diversas opções bem como oferece a melhor alternativa de localização dentre as existentes, levando em conta todas as características relevantes que possam afetar a lucratividade futura do empreendimento.

A metodologia foi usada para a identificação da localidade de diversas unidades da empresa.

Avaliação de opções logísticas e definição de melhor sistema de escoamento

Avaliamos diversas alternativas de escoamento de produtos considerando várias opções logísticas como transporte rodoviário, ferroviário, dutoviário e hidroviário, sob diversos pontos de vista como custo, risco operacional, investimentos necessários e disponibilidade de infra-estrutura.

Elencamos as opções e sugerimos as melhores alternativas para o cliente.

Consolidação de estratégias para a indústria de construção naval em âmbito nacional

Fomos contratados por uma agência governamental para consolidar diversos estudos e estratégias sugeridas por várias entidades da área de construção naval como governo, armadores e construtores.

O estudo contemplou questões de navipeças, tecnologia, qualificação da mão de obra, mercado, tributação e financiamento associados à construção naval.

Plano de negócios para criar uma empresa de logística

Fomos contratados para ajudar o cliente a desenvolver um plano de negócios para o escoamento de mais de 4 milhões de m³ de etanol.

Avaliamos alternativas de transporte rodoviário, ferroviário, dutoviário e hidroviário com o intuito de criar uma empresa com vantagem significativa em custos comparativamente aos players existentes no mercado.

Avaliamos diversas opções existentes em termos financeiros, legais, investimentos, riscos, competidores, habilidades internas, etc. O cliente optou pelo uso do transporte dutoviário (além de planos de contingência) em um empreendimento da ordem de 1 bilhão de dólares. O plano está em fase de implantação atualmente.

Efeito de novo decreto do setor nos investimentos

Ajudamos nosso cliente a entender a dinâmica do mercado e a política brasileira referente a criação de um novo decreto, incluindo as implicações possíveis para seus investimentos no Brasil.

Workshop para melhorar entendimento do segmento offshore

Preparamos um workshop para nosso cliente com o intuito de atualizá-lo acerca das últimas tendências e perspectivas para os mercados de construção naval, navegação com OSV e bases de apoio marítimas.

Seu objetivo era avaliar a atratividade de se fazer um investimento no setor.

Pólo Logístico Multimodal: estratégia geral e plano de negócios

Ajudamos o cliente a desenvolver o conceito de um pólo logístico multimodal, considerando os modais ferroviário, rodoviário e marítimo.

Avaliamos o perfil e necessidade dos clientes, vocação da região em termos de atração de cargas, concorrentes, potenciais ameaças, investimentos governamentais, desenvolvimento urbano da região e tendência dos empreendimentos logísticos.

Além disso, avaliamos os investimentos necessários, desenvolvemos a malha logística conectando diversas empresas que operam e vão operar na região, e sugerimos um plano de implantação e uma estratégia de desenvolvimento do empreendimento.

Análise de viabilidade para expansão dos berços

Pelo crescimento do tamanho dos navios, o cliente desejava expandir seus berços e para isso precisava oferecer um estudo às autoridades governamentais de que tal adequação seria fundamental para a manutenção da competitividade da empresa.

Além do documento do estudo em si, ajudamos nosso cliente tanto na estruturação da lógica geral da argumentação como na discussão com as autoridades.

Perspectivas de ampliação dos negócios de O&G no estado de São Paulo e pré-avaliação de áreas potenciais

O Governo do estado de São Paulo nos contratou para ajudá-los a entender as perspectivas do segmento de Óleo e Gás para o estado. O intuito do projeto foi fornecer subsídios ao Planejamento Ambiental Estratégico das atividades Portuárias, Industriais, Navais e Offshore no Litoral Paulista (PINO).

Avaliamos principalmente 3 áreas: construção naval, terminais portuários e bases de apoio offshore.

Para cada uma das 3 áreas, consideramos demanda, oferta, perspectivas, áreas potenciais para instalação e sugestão de um empreendimento-tipo. O trabalho foi concluído com recomendações para o Estado de São Paulo desenvolver a área de O&G.

Estudo técnico, econômico-financeiro e mercadológico de novo complexo portuário no Porto de Santos (Barnabé-Bagres)

O principal objeto do trabalho foi a elaboração de estudo técnico relativo a análises financeiras, econômicas, mercadológicas e operacionais em terminais portuários, que servirão de base para a análise econômico-financeira de projetos semelhantes relacionados à implantação de novo complexo portuário no Porto de Santos.

Além de informações secundárias obtidas de diversas fontes, o estudo contou com entrevistas com diversos participantes de empreendimentos envolvidos com a questão portuária.

Análise e plano para criação de uma base de apoio offshore

O Governo do estado de São Paulo nos contratou para ajudá-los a entender e, juntamente com nosso cliente, criamos o conceito do negócio e definimos a proposta de valor de uma base de apoio offshore.

Consideramos as demandas por serviço da base, bem como a expectativa de uso futuro com base em um modelo de exploração de petróleo que estima a atividade de exploração na área de influência da base. Também estimamos a demanda por serviços complementares que porventura poderiam usar a base como um condomínio industrial e outros serviços de apoio a atividades de engenharia submarina. Identificamos os principais ativos bem como propusemos um lay-out para a base.

O trabalho evoluiu com a criação de um modelo financeiro que avaliou a lucratividade e o retorno esperado para a base na forma do modelo de negócios sugerido.

Plano de Desenvolvimento e Zoneamento (PDZ) do Porto de Santos

O principal objeto do estudo foram os serviços de desenvolvimento, elaboração e entrega do projeto composto pelo PDZ do Porto de Santos.

O PDZ tem a função de caracterizar e definir diretrizes de planejamento e desenvolvimento futuro do porto em itens como instalações, acessos, áreas, cargas, navios, meio ambiente, gestão portuária, tecnologias, utilidades (energia, saneamento, etc.), interface com municípios e contratos entre outros.

Busca-se, com isso, comunicar as comunidades envolvidas e sociedade os planos da Autoridade Portuária, e por consequência do porto, para a ocupação e desenvolvimento futuro.

Estudo de Viabilidade Técnico-Econômica para a concessão de um porto na Região Nordeste

Os clientes, já grandes arrendatários e potenciais interessados na operação do Porto, manifestaram desejo de propor a sua concessão à iniciativa privada, tornando-se ao mesmo tempo operadores e administradores do Porto organizado.

Na falta de um marco regulatório estabelecido para este tipo de outorga, o estudo baseou-se nas diretrizes existentes para o caso de arrendamentos portuários, alinhando-se às autoridades.

Criação do plano de negócios do novo estaleiro

O projeto teve como objetivo a criação de um Plano e Negócios para o estaleiro, empreendimento do nosso cliente.

O trabalho consistiu em oferecer uma proposta de modelo de negócios para instalação e funcionamento de um novo estaleiro, cuja função é prestar serviços para outra empresa que se instalará nas mesmas imediações, e que por sua vez construirá cascos e montará FPSOs na localização.

Para tanto, procedeu-se a análises de mercado, dimensionamento do mercado de produção de óleo e gás, segmento alvo, competidores estabelecidos e em fase de implantação, oportunidades e riscos.

Planejamento estratégico e plano de negócios para quatro unidades de negócios do segmento offshore

Ajudamos nosso cliente a fazer o planejamento estratégico e o plano de negócios para quatro diferentes unidades de negócios: meio ambiente, navegação, fluidos e logística. Em meio ambiente o foco foram os resíduos industriais e de plataformas, ao passo que em navegação o foco foi em embarcações de apoio marítimo.

O foco em fluidos são fluidos de exploração e produção, e em logística foi bases de apoio offshore e armazenagem e operação de suprimentos à atividade de produção de petróleo. Criamos planos de negócios completos para cada uma das áreas.

Análise do mercado de serviços de assistência de veículos para clientes de baixa renda e elaboração de estratégia de entrada

O projeto teve como objetivo averiguar a existência do mercado de serviços de assistência a veículos para clientes de baixa renda, dimensioná-lo e realizar uma análise que permitisse a empresa tomar decisões referentes à viabilidade de entrada nesse mercado.

Além disso, com base nos dados levantados e nas análises realizadas, foi feita uma sugestão de estratégia de entrada no mercado de assistência veicular para um público de baixa renda.

O projeto ainda contou com o dimensionamento e análises do mercado de assistência residencial, a partir dos quais a empresa poderá também verificar a atratividade desse mercado e decidir quanto à entrada no mesmo.

Análise do segmento de livros-texto universitários no mercado editorial brasileiro e elaboração de elementos de estratégia para expansão para editora europeia

O projeto envolveu uma pesquisa de mercado sobre os principais títulos no segmento de livros-texto de bioquímica, incluindo entrevistas em profundidade com professores, estudantes, bibliotecários, etc.

Além disso, foram analisados aspectos como precificação, concorrentes locais e distribuição, possibilitando que o projeto estabelecesse elementos estratégicos em conjunto com equipes de outros países para definir um novo posicionamento estratégico de operação de uma editora internacionalmente reconhecida.

Análise e avaliação da organização institucional e da eficiência de gestão do setor portuário brasileiro

Fomos contratados pelo BNDES, juntamente com outras 3 empresas em um formato de consórcio, para executar um projeto relacionado com a organização institucional e com a eficiência do setor portuário no Brasil. O trabalho focou-se principalmente em duas vertentes.

A primeira avaliando o desenvolvimento da oferta e da demanda, considerando as capacidades de quase a totalidade dos terminais operando no Brasil, a demanda por movimentação, as expectativas de novos investimentos e os gargalos esperados para o sistema, tanto em termos portuários como em termos logísticos mais abrangentes contemplando transporte rodoviário, ferroviário e dutoviário.

A segunda vertente do trabalho relacionou-se com a sugestão de um novo marco regulatório, com a organização institucional e com a eficiência da gestão portuária, incluindo temas como autoridades portuárias, casos internacionais e processos no setor hidroviário e portuário.

Em todas as frentes de trabalho foram feitas recomendações principalmente ao Governo Federal.

Avaliação de alternativas de investimentos em novos negócios

Realizamos um estudo do negócio atual da empresa e suas oportunidades de crescimento.

Analisamos também 11 novas oportunidades de negócios, e dentre elas, ajudamos o cliente a selecionar 2 em potencial: Empresa Comercializadora de Etanol (ECE) e Transportador Revendedor Retalhista (TRR).

Os dois negócios foram avaliados em profundidade, com análise financeira, plano de negócios e análise de riscos do investimento.

Mercado brasileiro de estruturas de concreto pré-fabricadas e estratégia de entrada

Avaliamos o mercado brasileiro de estruturas de concreto pré-fabricadas para nosso cliente, identificando tamanho de mercado, players, resultados financeiros, nichos e potenciais oportunidades para ele, uma empresa estrangeira interessada em atuar no Brasil.

Sugerimos uma estratégia de entrada para ele incluindo localização e tamanho da planta, estratégias de marketing, e outros itens estratégicos associados à sua entrada no Brasil.

Estudos sobre distrito industrial, complexo portuário e aeroporto em Pernambuco

Realizamos estudo para o desenvolvimento de novo empreendimento no nordeste contemplando distrito industrial, porto e aeroporto.

Consideraram-se o modelo do negócio e a análise financeira associada.

Uma grande montadora de veículos já se instalou na área.

Análise de cadeias, ordenamento de ocupação, projeto conceitual, modelo de negócios e análise financeira de um novo complexo portuário e distrito industrial no Maranhão

Realizamos estudo para novo empreendimento no Maranhão com porto e complexo industrial integrados.

Foram estudadas as cadeias de diversos ramos para analisar quais teriam aderência ao empreendimento, foram desenhados layouts com possíveis cenários e realizado o dimensionamento do porto e seus terminais.

Por fim, criamos o modelo de negócio do empreendimento e avaliamos questões financeiras como investimentos, custos e retornos esperados.

Análise do mercado de blocos de concreto e argamassas, e estratégia de entrada

Fomos contratados para ajudar nosso cliente entender o mercado de argamassas e de blocos de concreto com o intuito de ele passar a operar nesse mercado.

Sugerimos elementos de sua estratégia de entrada no mercado paulista, incluindo linha de produtos, segmentos de mercado, resultados financeiros esperados, itens regulatórios e de informalidade, localizações mais atrativas, etc.

Análise financeira de viabilidade e rede de distribuição de produtos: máquinas de construção civil

Realizamos um estudo de qual seria a melhor rede de distribuição para a nova linha de produtos tecnológicos (importados e nacionais) a ser inseridos no mercado pelo cliente.

Opções como venda direta, distribuidor exclusivo, distribuidor multimarcas ou distribuidor com linha exclusiva foram avaliados, e a melhor proposta foi sugerida.

Estratégia de crescimento para um fabricante de fertilizantes

Na indústria de fertilizantes, com importações crescendo, com preços caindo e com forte instabilidade da taxa de câmbio no Brasil, criamos uma estratégia visando a rápida implantação e a maximização de valor ao acionista.

Planejamento de expansão de rede de supermercados

Diante da necessidade de expansão de uma rede de supermercados para outro pólo nacional além de São Paulo, estudamos algumas capitais brasileiras, e cidades em torno delas, para decidir quais as melhores localidades para a expansão.

Além de pesquisa da concorrência existente em cada local, analisamos dados sócio-demográficos e financeiros das populações com o auxílio de um sistema de informação geo-referenciada, o que nos permitiu decidir qual a melhor opção para a expansão da empresa.

Estratégia de crescimento para um fabricante de mel

Discutimos e formulamos, juntamente com nosso cliente, estratégias de crescimento face às mudanças ocorridas no mercado de mel como a alta dos preços e sua valorização, a maior participação dos produtores chineses e a queda de barreiras protecionistas na Europa.

Adicionalmente, estudamos a necessidade de capital para um crescimento agressivo e criamos um plano de negócios para a apresentação do negócio a investidores.

Estabelecimento das bases de crescimento do terminal de contêineres do porto

Com base em diversas metodologias, o projeto apresentou se encarregou de definir estratégias de crescimento rentável para o terminal de containeres englobando o a análise do ambiente competitivo, as alternativas estratégicas e o plano de implementação.

Desenvolvimento de estratégia de crescimento para a área de oncologia de um hospital brasileiro

O estudo avaliou a situação financeira e mercadológica para poder identificar oportunidades em aberto no mercado.

A complexidade dos relacionamentos pacientes x hospital x médicos x provedores foi estudada extensivamente, o que permitiu a criação de estratégias e planos de ação implantáveis e de excelente impacto.

Viabilidade de um novo terminal de contêineres

Ajudamos nosso cliente a analisar a viabilidade da implantação de um novo terminal de contêineres na região Sul do país.

Os estudos envolveram as seguintes atividades: Definição da área de influência do novo terminal com base em curvas de isocusto; Projeção da oferta e demanda para movimentação de contêineres na região Sul do Brasil considerando novos terminais já anunciados e ganhos de produtividade dos já existentes; Definição da estratégia a ser assumida pelo terminal para conseguir capturar o mercado potencial; Avaliação dos investimentos necessários no novo terminal.

Redefinição da organização para uma nova fase de crescimento em um grupo do setor de mineração

Foi estabelecido um modelo de governança corporativa e refinadas suas implicações para cada unidade de negócios.

O cliente, um grande grupo do setor metal-mecânico, fez um descruzamento de participações acionárias e estava enfrentando uma pressão do mercado pela incerteza do funcionamento da governança no futuro e pela expectativa acerca de como o acúmulo de decisões e iniciativas estratégicas seriam enfrentadas naquela fase crítica.

Análise da dinâmica da indústria de construção naval e criação de uma estratégia

O estudo avaliou a dinâmica da indústria de construção naval em diversas dimensões como produtos e projetos, processos construtivos, mercados, regulamentação, cadeia de suprimentos, competidores, compradores de navios, influência dos governos, investimentos requeridos, capacitação da mão de obra, aprendizado e competências de gestão.

O resultado foi um entendimento profundo da indústria e dos principais entraves ao desenvolvimento do setor de construção naval brasileiro.

Análise estratégica para uma aliança entre duas operadoras de telefonia

O cliente estava interessado em identificar um parceiro técnico-operacional que pudesse suprir sua aparente falta de competência em algumas áreas.

O estudo avaliou a atratividade, as alternativas de abordagem e a viabilidade de uma operação conjunta.