Verax Consultoria > Projetos > Temas > M&A

M&A (Mergers and Acquisitions, ou Fusões e Aquisições)

Indiscutivelmente considerada uma atividade ampla, processos de M&A vão desde a definição da Estratégia Geral, perpassando pelas fases de Assessoria e Execução, até a própria Integração das empresas, no momento pós-deal.

Por se tratar de uma atividade complexa, os melhores projetos são organizados por um grupo de assessores incluindo bancos, consultorias estratégicas, consultorias técnicas, advogados e contadores, para nomear alguns deles.

Nesse contexto, a Verax Consultoria já ajudou dezenas de clientes em vários estágios do processo, quer seja assessorando compradores ou vendedores de negócios. O que é constante é nosso papel de assessor estratégico com ótica essencialmente de negócios.

A figura a seguir apresenta uma visão geral do processo de M&A criada com base na nossa experiência, incluindo óticas do comprador e do vendedor, bem como os principais estágios de transações desse tipo. Importante salientar que processos são únicos e forjados de acordo com o interesse específico do cliente.



A abordagem da Verax em processos de M&A

A Verax Consultoria tem abordado o tema com primazia e inigualável atenção, tratando cada caso de forma singular.

Nossa visão decorre do fato de que são vários os elementos que compõem as fases de M&A e, a depender da perspectiva de compra ou venda, iniciativas similares precisam ter abordagem bem distintas.

Segue um breve descritivo dos estágios de M&A
  • Estratégia geral e de Transação

Nesta fase inicial, procura-se responder quais benefícios são esperados pela transação e o entendimento sobre a indústria em que se atua, com vistas a compreender a oferta, demanda e realizar estudos de mercado e contexto do setor.

É nesta etapa que se busca entender o potencial do mercado.

Relativamente à estratégia de transição, definimos o formato mais adequado de negócio. Assim, para o comprador, o que seria o ideal? Uma incorporação, uma fusão ou uma Joint-Venture? Quanto ao vendedor, a melhor alternativa estratégica seria uma cisão, uma alienação, ou talvez uma Joint-Venture?

Estes são apenas alguns exemplos. Mas em essência é o momento onde deseja-se avaliar se vale a pena perseguir com a transação. Se faz sentido para a parte interessada. Também é nesta fase que se dimensiona o risco associado ao processo como um todo.

  • Valoração e Estratégia de Marketing

Sob qualquer ótica, a valoração é elemento central da transação. É ela quem definirá o valor mais provável e os intervalos de valor nos quais a transação estará sujeita.

A ferramenta criada para a execução da valoração é o ponto mas técnico da transação. Ela permite identificar riscos, potencialidades e fraquezas, bem como avaliar as principais alavancas de valor. Não há evidentemente resposta para tudo, mas se respostas factuais precisam ser obtidas, é nela onde se dve investir.

Apesar disso, cada vez mais a atividade de valoração tem sido entendida como um negócios de analista, um negócio commoditizado, o que evidentemente é um erro. Tal subinvestimento leva a erros grosseiros, tanto em uso de modelos financeiros teóricos errados, como em modelagem pobre. Exemplos de erros bilionários feitos por assessores supostamente sofisticados são fartos.

Um exemplo clássico no Brasil é o uso de padrões estadunidenses de contabilidade e finanças. No Brasil a tributação é radicalmente diferente e pode fazer negócios mudarem completamente sua atratividade simplesmente considerando a modelagem financeira correta.

Já valoramos empresas dutoviárias, portos, aeroportos, terminais, empresas farmacêuticas, montadoras de veículos, operações ferroviárias, empresas de distribuição, sistemas de saúde, empresas de telefonia, empresas de mídia, corretoras, operações agrícolas, estaleiros e outros empreendimentos. Somos confiantes que nossa técnica é superior nesse tema, partindo de modelos sofisticados, mas tendo uma visão madura sobre negócios e contextos macroeconômicos brasileiros.

Na Estratégia de Marketing, estão inclusos processo de elaboração de material de divulgação, bem como a identificação de potenciais interessados. É nesse item que bancos são particularmente úteis. A rede de contados e foco da atividade usualmente permite a identificação dos principais interessados.

  • Negociação e Due Diligence

Na fase de Negociação, preliminarmente estabelecemos a estruturação da transação, a negociação dos termos e definimos uma versão do acordo de intenção associado à transação.

A etapa de due diligence é ampla e se desdobra em várias frentes como jurídica, contábil e estratégica.

A Verax atua especialmente na frente estratégica, avaliando negócios sob a ótica de negócios. Atividades na frente estratégica incluem a avaliação de mercados, a qualidade do plano de negócios apresentado, capacidade operacional, perfil da administração e probabilidade que as expectativas negociadas sejam cumpridas de fato.

  • Conclusão e Integração

As estratégias de financiamento, a compatibilidade de culturas, o desenho organizacional para planos de suporte e a definição da equipe de gestão integram estas últimas etapas.

O cerne da questão é reforçar e reavaliar o potencial de geração de valor que os estágios de M&A trarão para comprador e vendedor.

Uma parte independente, com força de trabalho dedidada e focada em capturar os benefícios pensados originalmente são normalmente o objetivo desta fase.

Análise estratégica para uma aliança entre duas operadoras de telefonia

O cliente estava interessado em identificar um parceiro técnico-operacional que pudesse suprir sua aparente falta de competência em algumas áreas.

O estudo avaliou a atratividade, as alternativas de abordagem e a viabilidade de uma operação conjunta.

Apoio regular para secretariar o conselho de administração de uma empresa de telefonia fixa

Apoio estratégico regular secretariando o conselho de administração de uma das maiores empresas brasileiras de telecomunicações e avaliando diversas oportunidades de desenvolvimento de negócios.

Boa parte do trabalho se focou em facilitar o processo de relacionamento e controle de desempenho entre acionistas, conselho de administração e CEO.

Assessoramento de empresa de mídia para venda a player internacional

O único fornecedor do nosso cliente estava buscando um maior alinhamento estratégico em suas operações na América Latina.

Para tanto, nosso cliente, uma empresa de mídia, foi forçada a ser vendida para um grupo multinacional.

Ajudamos com a criação do plano de negócios, com a análise do negócio e com a criação de uma estratégia de vendas.

A empresa foi vendida efetivamente.

Identificando e avaliando alternativas para uma planta de produção farmacêutica no Brasil

Fomos contratados para avaliar alternativas para a unidade de negócios de produção de uma empresa farmacêutica europeia.

Algumas das alternativas avaliadas foram o compartilhamento da planta, a venda da planta e a melhoria da operação atual com o intuito de melhorar a produtividade.

Depois de uma avaliação de risco e financeira, ajudamos nosso cliente a ir para o próximo nível das sugestões, desenvolvendo um sócio para o compartilhamento da planta, identificando um comprador potencial e capturando oportunidades identificadas na operação atual.

Definição de benefícios e condições para uma joint-venture de produção de duas empresas farmacêuticas

Duas empresas farmacêuticas européias nos convidaram para ajudá-las a avaliar a atratividade de uma joint venture para suas plantas.

Enquanto uma empresa estava buscando uma estratégia de desinvestimento em ativos, a outra estava convencida de que uma produção adicional seria boa para se diluir custos fixos.

Nosso papel foi relacionado com o desenvolvimento de alternativas opcionais, estimativa dos benefícios e custos do negócio, e definir o preço para a provisão de serviços no futuro dado que uma empresa seria a fornecedora da outra.

Análise financeira da proposta para compra de fazenda

Uma grande empresa agrícola fez uma oferta pela fazenda de nosso cliente e nós o ajudamos a avaliar financeiramente a mesma.

Análise de uma corretora de seguros

Ajudamos nosso cliente a rapidamente avaliar uma corretora de seguros.

A aquisição seria conjunta entre nosso cliente e um conglomerado multinacional japonês.

Valoração de uma corretora de seguros para aquisição

Realizamos a avaliação do montante a ser pago por uma corretora de seguros, incluindo a análise de contas da empresa, identificação de dívidas junto a instituições privadas e tributos pendentes junto ao governo, compilação de encargos trabalhistas em virtude de remanejamento de funcionários e projeções de receitas e despesas, entre outros aspectos.

Análise de investimentos na construção de novo estaleiro no nordeste

O projeto analisou investimentos necessários na construção de um novo estaleiro na região nordeste, visando atender a demanda por navios gaseiros inicialmente e equipamentos para exploração offshore no futuro.

Foram revisadas as estimativas de capex, investimentos privados e contrapartidas do governo, bem como foram validados aspectos técnicos do projeto, visando maior embasamento por parte de nosso cliente, uma empresa de private equity, na decisão sobre o investimento.

Criação do plano de negócios do novo estaleiro

O projeto teve como objetivo a criação de um Plano e Negócios para o estaleiro, empreendimento do nosso cliente.

O trabalho consistiu em oferecer uma proposta de modelo de negócios para instalação e funcionamento de um novo estaleiro, cuja função é prestar serviços para outra empresa que se instalará nas mesmas imediações, e que por sua vez construirá cascos e montará FPSOs na localização.

Para tanto, procedeu-se a análises de mercado, dimensionamento do mercado de produção de óleo e gás, segmento alvo, competidores estabelecidos e em fase de implantação, oportunidades e riscos.

Análise de capacidade de produção de fibras de poliéster e avaliação de duas alternativas tecnológicas para expansão da linha de produtos

O cliente desejava avaliar dois projetos de diversificação de sua linha de produtos (bi-componente e bottle-to-bottle) e a possibilidade de expansão da capacidade de uma de suas plantas industriais em vários processos como fiação e estiragem.

Para isso, realizamos uma análise detalhada da capacidade atual, incluindo a identificação de gargalos produtivos atuais e futuros, permitindo a avaliação objetiva das alternativas para expansão e os impactos de cada uma delas em aspectos como custos diretos e indiretos.

O projeto foi aprovado e o cliente fez o investimento na planta.

Análise de unidade logística atuando como Estação Aduaneira Interior (EADI)

O projeto teve por objetivo a análise de uma unidade operacional atuando como Estação Aduaneira Interior (EADI).

Ao longo do trabalho, foram analisados dados econômicos, contábeis e operacionais do negócio, e nossa contribuição se estendeu, além do resultado da análise, a discussões referentes à precificação e a alternativas estratégicas de venda.

A implantação de algumas de nossas recomendações elevou o valor do negócio em mais de 30%.

Estratégia de entrada e dimensionamento do mercado de equipamentos para usinas sucroenergéticas e para a cadeia de O&G

Com o objetivo de avaliar sua entrada nos mercados de equipamentos das cadeias de A&E e O&G, nós dimensionamos o mercado futuro, avaliamos oferta e demanda e criamos uma estratégia de entrada para ambas as cadeias.

Realizamos um censo das usinas sucroalcooleiras (mais de 600 entre estabelecidas e projetos anunciados), e um levantamento do parque produtivo da cadeia de O&G.

Avaliamos a demanda histórica; os processos, equipamentos e sistemas; os concorrentes; a capacidade de produção; os fornecedores e as perspectivas do setor para sugerir um curso de ação ao nosso cliente.

Avaliação de joint venture e desenvolvimento de transação entre 2 EADIs

Auxiliamos no planejamento do processo de integração das atividades de operadores logísticos com o objetivo de ganho em produtividade, além da elaboração de um estudo de mercado.

Em análise complementar foram desenvolvidos estudos relacionados aos diversos aspectos que envolvem as empresas em um macro cenário.

Due diligence estratégica e operacional, e valoração para aquisição de estaleiro

Fomos contratados por duas empresas interessadas em fazer uma transação de compra e venda de participações.

O estaleiro de grande porte estava em busca de um sócio financeiro para aportar recursos.

Fizemos a valoração do empreendimento considerando aspectos técnicos, mercadológicos, financeiros, estratégicos e de risco.

Ajudamos as duas partes a negociarem, chegando a um valor justo para todos.

Análise de investimentos e impactos financeiros e tributários numa aliança operacional do setor de trigo

Ajudamos nossos clientes a estruturar o processo de implantação de uma aliança operacional.

Os trabalhos foram desdobrados em diversas frentes como a análise dos investimentos necessários para a operação conjunta, a estimativa de economias operacionais e tributárias e a avaliação dos fluxos de caixa esperados.

Adicionalmente avaliamos uma série de cenários com o intuito de permitir uma divisão equilibrada dos benefícios oriundos da aliança.

Redefinição da organização para uma nova fase de crescimento em um grupo do setor de mineração

Foi estabelecido um modelo de governança corporativa e refinadas suas implicações para cada unidade de negócios.

O cliente, um grande grupo do setor metal-mecânico, fez um descruzamento de participações acionárias e estava enfrentando uma pressão do mercado pela incerteza do funcionamento da governança no futuro e pela expectativa acerca de como o acúmulo de decisões e iniciativas estratégicas seriam enfrentadas naquela fase crítica.

Criação de plano negócios e valoração para nova planta de fabricação e montagem de caminhões

Desenvolvemos para nosso cliente um plano de negócios para a implantação de uma fábrica de caminhões no sul do Brasil.

No plano de negócios, tínhamos tanto análises estratégicas de entrada no mercado brasileiro e gestão da nova organização quanto o valuation do projeto Greenfield.

O plano de negócios foi usado pela sede internacional para decidir sobre o investimento, bem como para discutir e atrair sócios brasileiros para o projeto.