Há diversas alavancas estratégicas para a eficiência em vendas. Questões como para quem se deve vender, como os clientes devem ser abordados, qual o enfoque da comunicação e qual o esforço agregado a ser despendido para cada um dos mercados são algumas das questões a serem respondidas.
Seguem exemplos de onde estão algumas das principais oportunidades:
- Segmentação de mercado e definição de mercado-alvo
Cada cliente possui preferências, passado e processos de compras diferentes. Como a idéia de se usar uma estratégia de vendas específica para cada cliente é impraticável, a segmentação ajuda a identificar grupos de clientes com características similares. Para os segmentos de clientes identificados é mais fácil se criar estratégias específicas e de maior impacto.
Há um grande número de metodologias quantitativas para se identificar e segmentar grupos de clientes. Usamos essas metodologias associadas com pesquisas de mercado e com nossa experiência em gestão para criar estratégias de vendas individualizadas para cada segmento.
A idéia é identificar os drivers de vendas através de resultados passados para poder estimar resultados futuros. A previsão permite que haja um melhor planejamento e por conseqüência uma melhor eficiência no uso dos recursos.
Para produtos novos, existem ferramentas específicas que ajudam o executivo a avaliar o potencial de vendas levando em conta produtos concorrentes, esforço de vendas, outros elementos do composto de marketing, etc.
Na análise do comportamento de compra procura-se identificar as características que influenciam na decisão de compras como por exemplo questões culturais, sociais e de tendência. Posteriormente o esforço se direciona a avaliar como a decisão é tomada, quais os pesos das características que influenciam na decisão de compra e como as mesmas devem (ou podem) ser influenciadas.