Modelo de alocação de mão-de-obra de caixas em empresa varejista
Desenvolvemos para um dos 10 maiores varejistas brasileiros um modelo otimizante para identificação do número ótimo de colaboradores nos caixas de todas as lojas da rede.
Foram entendidas e modeladas as demandas e ofertas de todas as lojas do grupo, bem como inúmeras características que representam o sistema otimizado.
Várias características foram levadas em consideração, como produtividade do colaborador, regime de turnos, sazonalidades diárias e semanais, horizonte de planejamento de vários meses, preferências dos colaboradores, legislação trabalhista, horas extras, banco de horas, número de checkouts, efeitos de filas etc.
O resultado indicou a possibilidade de melhorias de margens substanciais.
A ferramenta foi implantada e está em uso atualmente.
Planejamento de expansão de rede de supermercados
Diante da necessidade de expansão de uma rede de supermercados para outro pólo nacional além de São Paulo, estudamos algumas capitais brasileiras, e cidades em torno delas, para decidir quais as melhores localidades para a expansão.
Além de pesquisa da concorrência existente em cada local, analisamos dados sócio-demográficos e financeiros das populações com o auxílio de um sistema de informação geo-referenciada, o que nos permitiu decidir qual a melhor opção para a expansão da empresa.
Modelo de previsão de receitas
Usando modelos econométricos, desenvolvemos para o nosso cliente do segmento de varejo, um modelo de previsão de receitas por loja para um horizonte de planejamento de vários meses.
A ferramenta serve para alimentar processos internos de gestão de caixa, orçamentação, planejamento etc.