Verax Consultoria > Projetos > Segmentos > Portos

Portos
Sistema portuário e Setor portuário

Plano de Desenvolvimento e Zoneamento (PDZ) do Porto de Santos

O principal objeto do estudo foram os serviços de desenvolvimento, elaboração e entrega do projeto composto pelo PDZ do Porto de Santos.

O PDZ tem a função de caracterizar e definir diretrizes de planejamento e desenvolvimento futuro do porto em itens como instalações, acessos, áreas, cargas, navios, meio ambiente, gestão portuária, tecnologias, utilidades (energia, saneamento, etc.), interface com municípios e contratos entre outros.

Busca-se, com isso, comunicar as comunidades envolvidas e sociedade os planos da Autoridade Portuária, e por consequência do porto, para a ocupação e desenvolvimento futuro.

Viabilidade de um conglomerado portuário

O estudo avaliou a viabilidade de três grandes portos no Brasil, envolvendo um negócio de USD 3,6 bilhões de investimento.

Determinaram-se as demandas de serviços projetadas para diversos produtos e serviços como soja, açúcar, contêineres, carga refrigerada, carvão, produtos siderúrgicos, etanol e GNL, dentre outros, para 3 regiões do Brasil, incluindo Santos. Projetou-se a oferta de capacidade de serviços portuários para cada uma das cargas, considerando novos terminais prováveis e melhoramento contínuo de produtividade com base em benchmarks internacionais.

Os estudos foram concluídos com a avaliação do equilíbrio oferta e demanda e a estimativa do market share a ser capturado pelo novo entrante em cada região.

Dimensionamento preliminar e análise do investimento em um novo porto

Ajudamos nosso cliente, um fabricante de ferro e aço, a projetar um porto de larga escala (18 Mt/ano) para a sua nova siderúrgica.

O estudo incluiu uma simulação detalhada do empreendimento e contemplou volumes, especificações e requisitos de capacidades de equipamentos, necessidade de dragagem em um rio de acesso, berços, píeres e pontes de acesso, leiaute do porto e análise de todo o empreendimento.

Cargas incluíam contêineres, aço, ferro, carvão, carvão coque, etanol, soja e outros.

Perspectivas de ampliação dos negócios de O&G no estado de São Paulo e pré-avaliação de áreas potenciais

O Governo do estado de São Paulo nos contratou para ajudá-los a entender as perspectivas do segmento de Óleo e Gás para o estado. O intuito do projeto foi fornecer subsídios ao Planejamento Ambiental Estratégico das atividades Portuárias, Industriais, Navais e Offshore no Litoral Paulista (PINO).

Avaliamos principalmente 3 áreas: construção naval, terminais portuários e bases de apoio offshore.

Para cada uma das 3 áreas, consideramos demanda, oferta, perspectivas, áreas potenciais para instalação e sugestão de um empreendimento-tipo. O trabalho foi concluído com recomendações para o Estado de São Paulo desenvolver a área de O&G.

Viabilidade da implantação de um porto na Região de Cananéia-Iguape

O presente estudo avaliou a possibilidade de implantação de um porto na região de Cananéia-Iguape, no Vale do Ribeira, litoral Sul do Estado de São Paulo.

Avaliou-se questões como as áreas de influência do porto, cargas e volumes potencialmente atraíveis e os investimentos necessários, tanto por parte do governo como de empresas privadas que pudessem se interessar pelo novo empreendimento.

Efeito de novo decreto do setor nos investimentos

Ajudamos nosso cliente a entender a dinâmica do mercado e a política brasileira referente a criação de um novo decreto, incluindo as implicações possíveis para seus investimentos no Brasil.

Plano diretor de desenvolvimento portuário 2008-2015

Desenvolvemos o Plano Diretor de Desenvolvimento Portuário de quase dez portos de um dos maiores operadores portuários das américas.

O estudo forneceu diretrizes de expansões para cada um dos terminais, visando a capacitação para o atendimento da demanda prevista entre 2008 a 2015. Determinaram-se as capacidades de embarque e desembarque de todos os píeres e equipamentos de movimentação, definiram-se indicadores de desempenho, identificaram-se pontos para melhoria operacional e, por fim, foram sugeridas ampliações de capacidade.

O plano foi aceito e está sendo colocado em prática pela empresa.

Avaliação do plano de negócios para investimento

Nosso cliente estava interessado em avaliar o plano de negócios de uma nova empresa para decidir se deveria adquirir uma participação ou não.

Fizemos uma análise geral da oportunidade, incluindo o plano operacional e a probabilidade de sucesso de uma OPA (Oferta Pública de Ações)

O cliente decidiu fazer o investimento da ordem de centenas de milhões de dólares.

Análise de conglomerado com múltiplas unidades de negócios

Ajudamos o cliente a avaliar suas múltiplas unidades de negócios considerando diversas características particulares do mercado brasileiro como juros sobre o capital próprio, estrutura de capital, etc.

As várias unidades de negócio foram avaliadas individual e conjuntamente em diversos cenários, com o intuito de identificar a contribuição de cada uma no valor do conglomerado como um todo.

Estudo técnico, econômico-financeiro e mercadológico de novo complexo portuário no Porto de Santos (Barnabé-Bagres)

O principal objeto do trabalho foi a elaboração de estudo técnico relativo a análises financeiras, econômicas, mercadológicas e operacionais em terminais portuários, que servirão de base para a análise econômico-financeira de projetos semelhantes relacionados à implantação de novo complexo portuário no Porto de Santos.

Além de informações secundárias obtidas de diversas fontes, o estudo contou com entrevistas com diversos participantes de empreendimentos envolvidos com a questão portuária.

Atualização do Estudo de viabilidade Econômico-Financeiro dos portos do Açú e Sudeste

Ajudamos o cliente a atualizar um estudo anterior, reestruturando o negócio e excluindo um porto da sua carteira de projetos, introduzindo o negócio de processamento de petróleo bruto, além da atualização do modelo financeiro do empreendimento.

Estudo de Viabilidade Técnico-Econômica para a concessão de um porto na Região Nordeste

Os clientes, já grandes arrendatários e potenciais interessados na operação do Porto, manifestaram desejo de propor a sua concessão à iniciativa privada, tornando-se ao mesmo tempo operadores e administradores do Porto organizado.

Na falta de um marco regulatório estabelecido para este tipo de outorga, o estudo baseou-se nas diretrizes existentes para o caso de arrendamentos portuários, alinhando-se às autoridades.

Análise e avaliação da organização institucional e da eficiência de gestão do setor portuário brasileiro

Fomos contratados pelo BNDES, juntamente com outras 3 empresas em um formato de consórcio, para executar um projeto relacionado com a organização institucional e com a eficiência do setor portuário no Brasil. O trabalho focou-se principalmente em duas vertentes.

A primeira avaliando o desenvolvimento da oferta e da demanda, considerando as capacidades de quase a totalidade dos terminais operando no Brasil, a demanda por movimentação, as expectativas de novos investimentos e os gargalos esperados para o sistema, tanto em termos portuários como em termos logísticos mais abrangentes contemplando transporte rodoviário, ferroviário e dutoviário.

A segunda vertente do trabalho relacionou-se com a sugestão de um novo marco regulatório, com a organização institucional e com a eficiência da gestão portuária, incluindo temas como autoridades portuárias, casos internacionais e processos no setor hidroviário e portuário.

Em todas as frentes de trabalho foram feitas recomendações principalmente ao Governo Federal.

Estudos sobre distrito industrial, complexo portuário e aeroporto em Pernambuco

Realizamos estudo para o desenvolvimento de novo empreendimento no nordeste contemplando distrito industrial, porto e aeroporto.

Consideraram-se o modelo do negócio e a análise financeira associada.

Uma grande montadora de veículos já se instalou na área.

Análise de cadeias, ordenamento de ocupação, projeto conceitual, modelo de negócios e análise financeira de um novo complexo portuário e distrito industrial no Maranhão

Realizamos estudo para novo empreendimento no Maranhão com porto e complexo industrial integrados.

Foram estudadas as cadeias de diversos ramos para analisar quais teriam aderência ao empreendimento, foram desenhados layouts com possíveis cenários e realizado o dimensionamento do porto e seus terminais.

Por fim, criamos o modelo de negócio do empreendimento e avaliamos questões financeiras como investimentos, custos e retornos esperados.

Portos
Terminais marítimos

Análise e plano para criação de uma base de apoio offshore

O Governo do estado de São Paulo nos contratou para ajudá-los a entender e, juntamente com nosso cliente, criamos o conceito do negócio e definimos a proposta de valor de uma base de apoio offshore.

Consideramos as demandas por serviço da base, bem como a expectativa de uso futuro com base em um modelo de exploração de petróleo que estima a atividade de exploração na área de influência da base. Também estimamos a demanda por serviços complementares que porventura poderiam usar a base como um condomínio industrial e outros serviços de apoio a atividades de engenharia submarina. Identificamos os principais ativos bem como propusemos um lay-out para a base.

O trabalho evoluiu com a criação de um modelo financeiro que avaliou a lucratividade e o retorno esperado para a base na forma do modelo de negócios sugerido.

Dimensionamento de terminal para importação de granel em porto da região Nordeste

Ajudamos nosso cliente a definir a solução logística ótima para o recebimento de 6,3 Mt de carvão em um porto na região Norte do Brasil.

O estudo determinou os equipamentos de berço para realizar o descarregamento, comparou as alternativas de transporte do porto ao destino (esteira ou caminhões) e dimensionou a área de estoque necessária.

Para finalizar o trabalho, avaliaram-se todas as alternativas financeiramente e indicou-se a solução ótima para o sistema.

Componentes e diretrizes de ocupação de retro-área de um novo terminal de contêineres

O estudo definiu os componentes e as diretrizes para a ocupação da retro-área de apoio logístico de um novo porto especializado em contêineres.

Realizou-se um levantamento dos serviços necessários na retro-área de um novo porto de contêineres, projetou-se a demanda potencial para cada um dos serviços levantados, foram coletados índices de produtividade realizados em empresas prestadoras de serviços semelhantes em outros portos e dimensionaram-se as áreas necessárias para cada atividade.

Para finalizar o trabalho, foi definido um plano de ocupação da área disponível próxima ao porto de forma a otimizar o desempenho operacional do complexo portuário.

Viabilidade de um novo terminal de contêineres

Ajudamos nosso cliente a analisar a viabilidade da implantação de um novo terminal de contêineres na região Sul do país.

Os estudos envolveram as seguintes atividades: Definição da área de influência do novo terminal com base em curvas de isocusto; Projeção da oferta e demanda para movimentação de contêineres na região Sul do Brasil considerando novos terminais já anunciados e ganhos de produtividade dos já existentes; Definição da estratégia a ser assumida pelo terminal para conseguir capturar o mercado potencial; Avaliação dos investimentos necessários no novo terminal.

Estabelecimento das bases de crescimento do terminal de contêineres do porto

Com base em diversas metodologias, o projeto apresentou se encarregou de definir estratégias de crescimento rentável para o terminal de containeres englobando o a análise do ambiente competitivo, as alternativas estratégicas e o plano de implementação.

Projeto preliminar de um novo terminal de contêineres no Porto de Santos

Nesse projeto ajudamos a construtora a definir o leiaute ideal dos berços e da retro-área, e a avaliar a capacidade de movimentação máxima de um novo terminal de contêineres no porto de Santos.

Estimativa de demanda e preços na movimentação de contêineres no Porto de Santos

Estudamos e modelamos direcionadores de preço e demanda para movimentação de contêineres. Baseados em dados macroeconômicos, desempenho operacional, competidores, introdução de nova capacidade, preços históricos e desempenho financeiro, nós previmos preços e demanda para os próximos anos.

Avaliação comparativa da competitividade de terminais de contêineres públicos e privados

Desenvolvemos um estudo acerca da criação de valor em dois terminais de contêineres diferentes: um arrendado e um privativo.

O objetivo do trabalho foi verificar se existem grandes assimetrias entre as modalidades de investimento que possam gerar uma concorrência desequilibrada entre os dois sistemas.

Análise de viabilidade para expansão dos berços

Pelo crescimento do tamanho dos navios, o cliente desejava expandir seus berços e para isso precisava oferecer um estudo às autoridades governamentais de que tal adequação seria fundamental para a manutenção da competitividade da empresa.

Além do documento do estudo em si, ajudamos nosso cliente tanto na estruturação da lógica geral da argumentação como na discussão com as autoridades.

Dimensionamento e otimização de complexo portuário e de distribuição de etanol

Usamos simulação e animação para dimensionar um complexo de distribuição e exportação de etanol considerando navios, veículos, programações de movimentação, duto de etanol, diversas capacidades e configurações de tanques, capacidades e velocidades de transferências, vários produtos, tamanho de batelada, dentre outras características.

Os modelos permitiram o dimensionamento dos terminais, seus fluxos de produtos, embarques e tamanho e configuração do parque de tanques.

A análise considerou preços, investimentos e custos (capex, demurrage, parada do duto, interfaces, capital de giro, etc.), otimizando a configuração do sistema como um todo.

Análise de terminais e portos

Ajudamos nosso cliente a avaliar diversos terminais e portos, entendendo os drivers de criação de valor e rentabilidade do patrimônio líquido e dos ativos de cada empreendimento.

Avaliação de lucros cessantes para terminais retro-portuários e elaboração de laudo judicial

O principal objeto do trabalho foi a elaboração de um laudo financeiro de lucros cessantes para instrução de um processo.

O trabalho utilizou-se de um modelo de análise econômica completo, que avaliou lucros cessantes, fluxos de caixa, custos, receitas e movimentações que teriam sido incorridas por dois terminais retro-portuários para movimentação de contêineres e cargas-gerais em área do porto de Santos.

Planejamento estratégico e plano de negócios para quatro unidades de negócios do segmento offshore

Ajudamos nosso cliente a fazer o planejamento estratégico e o plano de negócios para quatro diferentes unidades de negócios: meio ambiente, navegação, fluidos e logística. Em meio ambiente o foco foram os resíduos industriais e de plataformas, ao passo que em navegação o foco foi em embarcações de apoio marítimo.

O foco em fluidos são fluidos de exploração e produção, e em logística foi bases de apoio offshore e armazenagem e operação de suprimentos à atividade de produção de petróleo. Criamos planos de negócios completos para cada uma das áreas.

Avaliação de áreas no litoral paulista para uma base de apoio offshore

Fomos contratados para identificar áreas litorâneas de São Paulo com potencial para desenvolvimento de uma base de apoio offshore.

Fizemos a modelagem econômico-financeira do negócio bem como diversas outras análises.

Como resultado, orientamos nosso cliente para o desenvolvimento do negócio e indicamos a área de melhor configuração de layout para atendimento da demanda de serviços offshore da região.