Verax Consultoria > Projetos > Segmentos > Óleo, gás e combustíveis

Óleo, gás e combustíveis
Upstream

Análise e plano para criação de uma base de apoio offshore

O Governo do estado de São Paulo nos contratou para ajudá-los a entender e, juntamente com nosso cliente, criamos o conceito do negócio e definimos a proposta de valor de uma base de apoio offshore.

Consideramos as demandas por serviço da base, bem como a expectativa de uso futuro com base em um modelo de exploração de petróleo que estima a atividade de exploração na área de influência da base. Também estimamos a demanda por serviços complementares que porventura poderiam usar a base como um condomínio industrial e outros serviços de apoio a atividades de engenharia submarina. Identificamos os principais ativos bem como propusemos um lay-out para a base.

O trabalho evoluiu com a criação de um modelo financeiro que avaliou a lucratividade e o retorno esperado para a base na forma do modelo de negócios sugerido.

Perspectivas de ampliação dos negócios de O&G no estado de São Paulo e pré-avaliação de áreas potenciais

O Governo do estado de São Paulo nos contratou para ajudá-los a entender as perspectivas do segmento de Óleo e Gás para o estado. O intuito do projeto foi fornecer subsídios ao Planejamento Ambiental Estratégico das atividades Portuárias, Industriais, Navais e Offshore no Litoral Paulista (PINO).

Avaliamos principalmente 3 áreas: construção naval, terminais portuários e bases de apoio offshore.

Para cada uma das 3 áreas, consideramos demanda, oferta, perspectivas, áreas potenciais para instalação e sugestão de um empreendimento-tipo. O trabalho foi concluído com recomendações para o Estado de São Paulo desenvolver a área de O&G.

Workshop para melhorar entendimento do segmento offshore

Preparamos um workshop para nosso cliente com o intuito de atualizá-lo acerca das últimas tendências e perspectivas para os mercados de construção naval, navegação com OSV e bases de apoio marítimas.

Seu objetivo era avaliar a atratividade de se fazer um investimento no setor.

Avaliação de áreas no litoral paulista para uma base de apoio offshore

Fomos contratados para identificar áreas litorâneas de São Paulo com potencial para desenvolvimento de uma base de apoio offshore.

Fizemos a modelagem econômico-financeira do negócio bem como diversas outras análises.

Como resultado, orientamos nosso cliente para o desenvolvimento do negócio e indicamos a área de melhor configuração de layout para atendimento da demanda de serviços offshore da região.

Óleo, gás e combustíveis
Downstream

Projeto conceitual de duto de etanol

Ajudamos nosso cliente a criar um projeto conceitual de um duto para o transporte de etanol com extensão de mais de 1.000 quilômetros. O duto terá formato telescópico com o intuito de capturar etanol de diversas usinas ao longo da sua extensão.

Consideramos aspectos técnicos, financeiros, mercadológicos, estratégicos e fiscais para a criação do projeto. Ao final do projeto, preparamos um processo de contratação de uma empresa de engenharia para a realização do projeto básico de engenharia.

O duto e a empresa associada estão em fase de implantação atualmente.

Plano de negócios para criar uma empresa de logística

Fomos contratados para ajudar o cliente a desenvolver um plano de negócios para o escoamento de mais de 4 milhões de m³ de etanol.

Avaliamos alternativas de transporte rodoviário, ferroviário, dutoviário e hidroviário com o intuito de criar uma empresa com vantagem significativa em custos comparativamente aos players existentes no mercado.

Avaliamos diversas opções existentes em termos financeiros, legais, investimentos, riscos, competidores, habilidades internas, etc. O cliente optou pelo uso do transporte dutoviário (além de planos de contingência) em um empreendimento da ordem de 1 bilhão de dólares. O plano está em fase de implantação atualmente.

Análise do mercado global de etanol

Fizemos uma análise geral do mercado de etanol juntamente com nosso cliente, um dos maiores produtores globais da commodity.

Consideramos aspectos de oferta e demanda em âmbitos globais como preços, produtores, comercializadores, políticas públicas, consumo, empresas e produtos competidores, investimentos futuros, etc., além de particularidades dos mercados brasileiro, americano, europeu e asiático.

Ajudamos o cliente na criação de diversas estratégias, dentre as quais a de oportunidade de arbitragem entre as diversas regiões.

Definição e mapeamento de processos e estratégias de exportação

Contribuímos com nosso cliente para definir processos e estratégias de exportação, incluindo estrutura societária e criação de empresa em paraíso fiscal, fluxos físicos, financeiros, contábeis, administrativos e fiscais para operações originadas no Brasil e no exterior em diversas modalidades incoterms como CIF e FOB.

Precificação de etanol e gasolina e relacionamento

Estudamos mais de uma centena de índices de preços de gasolina e etanol ao longo de décadas em diversas localidades como Houston, Nova Iorque, Roterdã, Cingapura e São Paulo.

Avaliamos correlações diretas, defasadas, volatilidades, efeito safra-entressafra para criar inteligência e métodos de previsão de preços das commodities.

Análise de configuração de terminais de distribuição e exportação de etanol

Ajudamos nosso cliente a analisar diversas configurações de terminais nas regiões do planalto e da baixada santista avaliando o impacto das disponibilidades de áreas e os efeitos em logísticos na distribuição e exportação de etanol.

Avaliação de opções logísticas e definição de melhor sistema de escoamento

Avaliamos diversas alternativas de escoamento de produtos considerando várias opções logísticas como transporte rodoviário, ferroviário, dutoviário e hidroviário, sob diversos pontos de vista como custo, risco operacional, investimentos necessários e disponibilidade de infra-estrutura.

Elencamos as opções e sugerimos as melhores alternativas para o cliente.

Planejamento estratégico e plano de negócios para quatro unidades de negócios do segmento offshore

Ajudamos nosso cliente a fazer o planejamento estratégico e o plano de negócios para quatro diferentes unidades de negócios: meio ambiente, navegação, fluidos e logística. Em meio ambiente o foco foram os resíduos industriais e de plataformas, ao passo que em navegação o foco foi em embarcações de apoio marítimo.

O foco em fluidos são fluidos de exploração e produção, e em logística foi bases de apoio offshore e armazenagem e operação de suprimentos à atividade de produção de petróleo. Criamos planos de negócios completos para cada uma das áreas.

Avaliação de alternativas de investimentos em novos negócios

Realizamos um estudo do negócio atual da empresa e suas oportunidades de crescimento.

Analisamos também 11 novas oportunidades de negócios, e dentre elas, ajudamos o cliente a selecionar 2 em potencial: Empresa Comercializadora de Etanol (ECE) e Transportador Revendedor Retalhista (TRR).

Os dois negócios foram avaliados em profundidade, com análise financeira, plano de negócios e análise de riscos do investimento.

Óleo, gás e combustíveis
Equipamentos

Análise de investimentos na construção de novo estaleiro no nordeste

O projeto analisou investimentos necessários na construção de um novo estaleiro na região nordeste, visando atender a demanda por navios gaseiros inicialmente e equipamentos para exploração offshore no futuro.

Foram revisadas as estimativas de capex, investimentos privados e contrapartidas do governo, bem como foram validados aspectos técnicos do projeto, visando maior embasamento por parte de nosso cliente, uma empresa de private equity, na decisão sobre o investimento.

Identificação de nichos de mercado de construção naval para construtores brasileiros

O trabalho procurou identificar segmentos de mercado e classificá-los de acordo com a sua atratividade a estaleiros Brasileiros.

Foram avaliados 5 grandes mercados em detalhes: construção de navios mercantes de carga, reparo de navios mercantes, navios de cabotagem, embarcações de apoio marítimo e navios militares.

O trabalho foi concluído com uma estrutura de recomendações sobre os mercados prioritários a serem focados e o melhor mix de produção para um produtor com determinadas competências.

Análise da dinâmica da indústria de construção naval e criação de uma estratégia

O estudo avaliou a dinâmica da indústria de construção naval em diversas dimensões como produtos e projetos, processos construtivos, mercados, regulamentação, cadeia de suprimentos, competidores, compradores de navios, influência dos governos, investimentos requeridos, capacitação da mão de obra, aprendizado e competências de gestão.

O resultado foi um entendimento profundo da indústria e dos principais entraves ao desenvolvimento do setor de construção naval brasileiro.

Melhorias de planejamento, programação e controle da produção e estoques (PPCPE) na construção naval

Revisamos a literatura sobre os métodos mais adequados, fizemos uma pesquisa junto a estaleiros nacionais e internacionais (Japão e Coréia do Sul) a respeito das práticas na área e sugerimos diversas melhorias a serem realizadas nos processos de PPCPE em estaleiros brasileiros.

O estudo considerou softwares e sistemas, processos, organização e estratégia, dentre outros itens.

Consolidação de estratégias para a indústria de construção naval em âmbito nacional

Fomos contratados por uma agência governamental para consolidar diversos estudos e estratégias sugeridas por várias entidades da área de construção naval como governo, armadores e construtores.

O estudo contemplou questões de navipeças, tecnologia, qualificação da mão de obra, mercado, tributação e financiamento associados à construção naval.

Análise de benchmarks de produtividade na indústria de construção naval

Fizemos uma avaliação da produtividade histórica de diversas empresas e regiões, responsáveis por mais de 50% da produção global de navios. Várias medidas de produtividade foram usadas incluindo, como entradas, principais ativos fixos como área de dique, comprimento do berço e capacidade de içamento; e, como saídas, CGT e número de diferentes tipos de navios produzidos.

Usamos análise por envoltória de dados para ponderar entradas e saídas das empresas definindo suas eficiências e identificando os benchmarks em termos de uso de ativos.

Resultados consolidados por região indicaram que há empresas eficientes operando em todas as regiões estudadas incluindo China, Europa, Japão e Coréia do Sul.

Avaliação da capacidade de construção naval mundial atual e futura e implicações para o Brasil

Nesse estudo nós mapeamos a produção mundial de navios e identificamos os estaleiros que apresentam os melhores resultados financeiros e de produtividade.

Também apontamos as tendências da oferta mundial nas últimas décadas e sugerimos os elementos de uma estratégia vencedora neste segmento.

Criação do plano de negócios do novo estaleiro

O projeto teve como objetivo a criação de um Plano e Negócios para o estaleiro, empreendimento do nosso cliente.

O trabalho consistiu em oferecer uma proposta de modelo de negócios para instalação e funcionamento de um novo estaleiro, cuja função é prestar serviços para outra empresa que se instalará nas mesmas imediações, e que por sua vez construirá cascos e montará FPSOs na localização.

Para tanto, procedeu-se a análises de mercado, dimensionamento do mercado de produção de óleo e gás, segmento alvo, competidores estabelecidos e em fase de implantação, oportunidades e riscos.

Perspectivas de ampliação dos negócios de O&G no estado de São Paulo e pré-avaliação de áreas potenciais

O Governo do estado de São Paulo nos contratou para ajudá-los a entender as perspectivas do segmento de Óleo e Gás para o estado. O intuito do projeto foi fornecer subsídios ao Planejamento Ambiental Estratégico das atividades Portuárias, Industriais, Navais e Offshore no Litoral Paulista (PINO).

Avaliamos principalmente 3 áreas: construção naval, terminais portuários e bases de apoio offshore.

Para cada uma das 3 áreas, consideramos demanda, oferta, perspectivas, áreas potenciais para instalação e sugestão de um empreendimento-tipo. O trabalho foi concluído com recomendações para o Estado de São Paulo desenvolver a área de O&G.

Estratégia de entrada e dimensionamento do mercado de equipamentos para usinas sucroenergéticas e para a cadeia de O&G

Com o objetivo de avaliar sua entrada nos mercados de equipamentos das cadeias de A&E e O&G, nós dimensionamos o mercado futuro, avaliamos oferta e demanda e criamos uma estratégia de entrada para ambas as cadeias.

Realizamos um censo das usinas sucroalcooleiras (mais de 600 entre estabelecidas e projetos anunciados), e um levantamento do parque produtivo da cadeia de O&G.

Avaliamos a demanda histórica; os processos, equipamentos e sistemas; os concorrentes; a capacidade de produção; os fornecedores e as perspectivas do setor para sugerir um curso de ação ao nosso cliente.

Due diligence estratégica e operacional, e valoração para aquisição de estaleiro

Fomos contratados por duas empresas interessadas em fazer uma transação de compra e venda de participações.

O estaleiro de grande porte estava em busca de um sócio financeiro para aportar recursos.

Fizemos a valoração do empreendimento considerando aspectos técnicos, mercadológicos, financeiros, estratégicos e de risco.

Ajudamos as duas partes a negociarem, chegando a um valor justo para todos.